Em breve, os estabelecimentos de Contagem que comercializam alimentos prontos para consumo, como bares, restaurantes e lanchonetes, poderão ter que restringir a oferta do cloreto de sódio (sal) a seus clientes.
Isso porque a Câmara Municipal aprovou na manhã desta terça-feira (15), em segundo turno e redação final, um projeto de lei que pretende proibir os estabelecimentos de ofertarem, exporem ou explicitarem recipientes ou sachês de sal em suas dependências para o livre consumo.
O PL prevê, ainda, que estes locais deverão expor um aviso com o conteúdo desta lei em local de fácil visualização, e poderão receber advertências e multas em caso de descumprimento.
O autor do projeto, vereador Ivayr Soalheiro (PDT), explicou que não se trata da proibição do uso do sal, nem da cobrança à parte dele. No entanto, os estabelecimentos devem fornecer o produto somente se solicitado pelo cliente, e não o deixar à disposição em cima de mesas ou balcão.
“Sabemos do mal que causa o excesso de sal na saúde das pessoas. E quando este produto é oferecido livremente nos bares e restaurantes, induz automaticamente as pessoas a aumentarem o volume do seu consumo. Esperamos, assim, contribuir com a diminuição de doenças cardiovasculares e com a melhoria a saúde dos moradores de Contagem”, explicou Ivayr.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a necessidade diária de sódio para o organismo humano é de aproximadamente meia colher de café. No entanto, o consumo médio do brasileiro por dia corresponde ao dobro do recomendado.
Relacionado a doenças do coração e dos rins, aumento da pressão arterial, entre outros, o cloreto de sódio tem sido alvo de constantes programas do Ministério da Saúde, juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, no sentido de incentivar a redução do seu consumo por parte da população.
Ainda assim, o projeto não foi unanimidade entre os parlamentares, uma vez que Fredim Carneiro (PSDB), Rogério Marreco (PCdoB) e William Barreiro (PTdoB) deram voto contrário à aprovação do PL. Com 15 votos a favor, a matéria segue para a avaliação do prefeito Carlin Moura (PCdoB), que pode vetar total ou parcialmente o projeto, ou sancioná-lo.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...