ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores Beto Diniz e Isabella Filaretti anunciam trocas de partido

24 de fevereiro, por Leandro Perché

A plenária desta semana na Câmara Municipal de Contagem foi marcada pelo anúncio de mudança partido por dois vereadores. Após quatro anos, Isabella Filaretti troca o PTB pela Rede Sustentabilidade; enquanto Beto Diniz, em conflito com o PCdoB, partido do prefeito Carlin Moura, anuncia sua filiação ao Partido Verde (PV).

As trocas de partido sem a perda do mandato foram permitidas por uma “janela partidária” criada pela Emenda Constitucional nº 91, de 18 de fevereiro de 2016, cujo texto diz: “É facultado ao detentor de mandato eletivo desligar-se do partido pelo qual foi eleito nos trinta dias seguintes à promulgação desta Emenda Constitucional, sem prejuízo do mandato, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão”.

Em discurso emocionado e com muitos aplausos do público nas galerias da Câmara, Beto Diniz anunciou a troca, embasando juridicamente sua decisão: “Venho comunicar oficialmente a esta Casa Legislativa, bem como ao povo de Contagem, que, fazendo-me utilizar do direito constitucionalmente adquirido à Emenda Constitucional 91 de 2016, filiei-me em 19/02/2016 ao PV (Partido Verde), restando-me automaticamente cancelada a filiação anterior, ou seja, da antiga agremiação – PCdoB”.

132O vereador expôs, de forma dura, os problemas que o fizeram sair do PCdoB. “O que tenho para externar é tristeza, trazida pelas calúnias, denúncias vazias e sem fundamentação, pela pessoalidade, parcialidade e perseguições que venho sendo acometido nos últimos meses”, lamentou.

E acrescentou que os problemas teriam começado após as eleições de 2012, pelo fato de ele discordar publicamente de diversos pontos da administração de Carlin Moura. “Estar na base de um governo de forma acrítica e complacente com posturas que ferem a defesa da classe trabalhadora e dos mais pobres é, no mínimo, inaceitável, o que nos fará estar sempre em polos políticos opostos”, explicou.

Por fim, Beto agradeceu à sua equipe e à militância do PCdoB e ressaltou que foi muito bem recebido pelo diretório do PV, por seu presidente municipal, Wagner Donato, e por seu representante na Câmara, vereador Daniel Carvalho. Além disso, garantiu que não será candidato a vereador nas próximas eleições.

Após o discurso, o outro representante do PV na Câmara, vereador Daniel Carvalho, cumprimentou o novo correligionário pela filiação. “Companheiro Beto, é com muita alegria que recebemos no Partido Verde um político da sua envergadura, correto e sem nada que desabone. Há um tempo, o PV correu o risco de não ter nenhum vereador aqui e, hoje, pela primeira vez, temos uma bancada, temos dois representantes que continuarão contribuindo com a cidade”.

Filaretti na Rede

107 (Copy)A vereadora Isabella Filaretti, ao contrário de Beto, não alimentou polêmicas com o partido que está deixando, agradecendo a todos pela oportunidade. “A vida da gente é feita de ciclos, e hoje estou encerrando um para iniciar outro. Por isso, agradeço por esse ciclo de quase quatro anos no PTB, pois tenho muito orgulho de ter sido a única mulher eleita nesta Casa”, disse, citando, entre outros, o vereador Arnaldo de Oliveira e o deputado estadual Dilzon Melo, como grandes colaboradores.

Filaretti aproveitou para explicar sua opção pela nova legenda: “Em 2014, fui uma das pessoas que ajudou a colher as assinaturas do Rede Sustentabilidade, e é com muito orgulho que deixo um partido sério como o PTB, deixando um grande abraço para os petebistas, e vou para um novo partido com a cara da nova política que precisamos”.

O vereador Arnaldo de Oliveira exaltou a atuação de Filaretti no PTB e desejou sorte na caminhada. “Isabella foi uma grande revelação da política de Contagem nas últimas eleições e durante o seu mandato. Abraçou a causa da criança e do adolescente, trabalhando muito por esse segmento, por toda Contagem, mas principalmente pela região do Riacho das Pedras. Só tenho a agradecer por esses quatro anos e dizer que nós do PTB sentimos, mas entendemos o seu trilhar no partido Rede”, destacou.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem