A Escola do Legislativo da Câmara de Contagem realizou, na última quinta-feira (17), o “Dia do Combate ao Mosquito”, com uma palestra informativa sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti – dengue, chikungunya e zika. O objetivo foi informar o público interno e a população principalmente sobre a prevenção das doenças, e formar multiplicadores, para que as medidas sejam divulgadas e aplicadas no Município.
Promovida com o apoio da Zoonoses, Vigilância Sanitária e Prefeitura de Contagem, a palestra foi ministrada pelo médico veterinário e mestre em Clínica e Cirurgia Marco Túlio de Oliveira. O especialista apresentou os números das doenças em Minas e em Contagem, as características do mosquito, as diferenças entre as três doenças, as medidas preventivas e de combate ao Aedes, a relação entre o zika vírus e a microcefalia, e os cuidados que as gestantes devem ter para evitar a contaminação.
O palestrante ressaltou que há grande necessidade da participação de todos no combate ao mosquito, pois os casos e os riscos estão aumentando. Só entre os anos de 2014 e 2015, houve aumento de 221% nos casos de dengue em Minas, de acordo com dados apresentados por Marco Túlio, além de um crescimento considerável em Contagem, com maior número de casos e incidência em Vargem das Flores.
“Tenho 24 anos de Saúde Pública e acompanho a dengue desde os primeiros surtos em Contagem, e estamos passando por um momento atípico. No início, tínhamos surtos epidêmicos um ano e ficávamos dois anos sem nada. Depois, passou a acontecer ano sim, ano não. Agora, todos os anos, temos surtos epidêmicos sérios. Há algo errado acontecendo e, para mim, é o vetor (mosquito) se adaptando às condições e medidas preventivas, incluindo os inseticidas”, destacou o especialista.
O diretor da Escola do Legislativo, vereador Eduardo Sendon (PSDB), ressaltou a importância de iniciativas de educação, para o combate ao Aedes aegypti. “É uma epidemia que assola o nosso país – são inúmeros casos, inclusive com óbitos – e a responsabilidade é de todos nós, do poder público e de todos os cidadãos. Nesse sentido, a conscientização e a informação são necessárias para que possamos dar nossa colaboração no combate a esse mosquito que tanto mal tem feito às pessoas”.
Sendon destacou que a Prefeitura de Contagem tem feito sua parte no combate ao mosquito, com a Brigada da Limpeza e outras iniciativas em todas as regionais da cidade, e reafirmou a necessidade de toda a população assumir sua responsabilidade e se engajar nessa luta. Ao final da palestra, o público teve espaço para compartilhar suas experiências e tirar as dúvidas relacionadas às três doenças.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...