ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem convoca a população para combate ao Aedes aegypti

21 de março de 2016, por Leandro Perché

A Escola do Legislativo da Câmara de Contagem realizou, na última quinta-feira (17), o “Dia do Combate ao Mosquito”, com uma palestra informativa sobre as doenças causadas pelo Aedes aegypti – dengue, chikungunya e zika. O objetivo foi informar o público interno e a população principalmente sobre a prevenção das doenças, e formar multiplicadores, para que as medidas sejam divulgadas e aplicadas no Município.

Promovida com o apoio da Zoonoses, Vigilância Sanitária e Prefeitura de Contagem, a palestra foi ministrada pelo médico veterinário e mestre em Clínica e Cirurgia Marco Túlio de Oliveira. O especialista apresentou os números das doenças em Minas e em Contagem, as características do mosquito, as diferenças entre as três doenças, as medidas preventivas e de combate ao Aedes, a relação entre o zika vírus e a microcefalia, e os cuidados que as gestantes devem ter para evitar a contaminação.

O palestrante ressaltou que há grande necessidade da participação de todos no combate ao mosquito, pois os casos e os riscos estão aumentando. Só entre os anos de 2014 e 2015, houve aumento de 221% nos casos de dengue em Minas, de acordo com dados apresentados por Marco Túlio, além de um crescimento considerável em Contagem, com maior número de casos e incidência em Vargem das Flores.

“Tenho 24 anos de Saúde Pública e acompanho a dengue desde os primeiros surtos em Contagem, e estamos passando por um momento atípico. No início, tínhamos surtos epidêmicos um ano e ficávamos dois anos sem nada. Depois, passou a acontecer ano sim, ano não. Agora, todos os anos, temos surtos epidêmicos sérios. Há algo errado acontecendo e, para mim, é o vetor (mosquito) se adaptando às condições e medidas preventivas, incluindo os inseticidas”, destacou o especialista.

O diretor da Escola do Legislativo, vereador Eduardo Sendon (PSDB), ressaltou a importância de iniciativas de educação, para o combate ao Aedes aegypti. “É uma epidemia que assola o nosso país – são inúmeros casos, inclusive com óbitos – e a responsabilidade é de todos nós, do poder público e de todos os cidadãos. Nesse sentido, a conscientização e a informação são necessárias para que possamos dar nossa colaboração no combate a esse mosquito que tanto mal tem feito às pessoas”.

Sendon destacou que a Prefeitura de Contagem tem feito sua parte no combate ao mosquito, com a Brigada da Limpeza e outras iniciativas em todas as regionais da cidade, e reafirmou a necessidade de toda a população assumir sua responsabilidade e se engajar nessa luta. Ao final da palestra, o público teve espaço para compartilhar suas experiências e tirar as dúvidas relacionadas às três doenças.

 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem