ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Tribuna Livre desta semana sugere investigação sobre transporte público coletivo em Contagem

20 de abril de 2016, por Lorena Carazza

“Licitação Já!” foi a frase de impacto que fez o desfecho do pronunciamento do presidente do Instituo Teotônio Vilela (ITV), Alex de Freitas, orador da Tribuna Livre da reunião plenária da Câmara, realizada na última terça-feira (19). Esperando o apoio popular e também dos vereadores, Alex veio reivindicar a realização de uma nova licitação para as prestadoras de serviço de transporte público em Contagem.

Segundo Alex, a única licitação feita até hoje pelo município para empresas de transporte coletivo foi em 2006. Mesmo assim, o contrato feito à época permite que seja feita a renovação com as mesmas prestadoras por mais 10 anos, sem necessidade de realização de nova licitação – o que seria a intenção do Governo Municipal.

Denunciando, entre outras coisas, o número insuficiente de carros e as condições precárias dos mesmos, Alex defendeu que a solução para a melhoria da prestação desse serviço para a população seja a abertura de nova concorrência entre as empresas de transporte coletivo em Contagem. “Talvez vocês não saibam, mas o contrato de prestação de serviço do transporte público coletivo está nas mãos das mesmas empresas há muito tempo, algumas há mais de 60 anos”, alertou.

Alexis afirmou que, além disso, o Ministério Público de Minas Gerais apontou que houve irregularidades no processo licitatório de 2006, e há sinais de não cumprimento de contrapartidas e encargos contratuais por parte das empresas ganhadoras da licitação.

O presidente do ITV solicitou a ajuda dos vereadores para a realização de audiências públicas e recolhimento de assinaturas dos munícipes. O objetivo seria pressionar a Prefeitura a fazer uma nova licitação neste ano. O mesmo pedido foi levado, segundo ele, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

“Essa é uma briga que interessa a esta Casa e a todos vocês, que foram legitimamente escolhidos pela população de Contagem. Mais de um terço da população da cidade utiliza o transporte coletivo e os empregadores arcam com altos custos da passagem. Temos a mesma tarifa de Belo Horizonte, São Paulo, Rio e Curitiba, sem termos, nem de longe, a qualidade do sistema de transporte oferecido por elas”, finalizou Alex, se dirigindo aos parlamentares.

Ainda nesta terça-feira, o presidente do ITV protocolou, no Ministério Público, uma representação solicitando a instauração de um inquérito que possa averiguar a legalidade da prorrogação deste contrato com as empresas de transporte coletivo da cidade.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem