ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem adia votação de quatro projetos do Executivo Municipal

21 de setembro de 2016, por Leandro Perché

A reunião plenária desta terça-feira (20) na Câmara Municipal de Contagem foi marcada pelo adiamento da votação de quatro dos cinco projetos em pauta – todos propostos pelo Poder Executivo.

Em apreciação no primeiro turno, os projetos de lei complementar 12, 13 e 14 de 2016 tiveram acatados pedidos de sobrestamento – interrupção de tramitação por até 15 dias – assinados por vários vereadores. O Projeto de Lei 015/2016 foi interrompido por 72 horas a partir de um pedido de vista do vereador Eduardo Sendon (PSDB) assinado pelo presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB).

Durante a reunião, alguns vereadores se pronunciaram contra ou a favor da medida. O líder de governo na Câmara, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), pediu a palavra para firmar posição contrária ao sobrestamento do PLC 013/2016, que trata de algumas gratificações para servidores da Administração Direta e Indireta do Município. Em seguida, William Barreiro (PSB) também falou contra esse adiamento e aquele relacionado ao PLC 012/2016, que cria cargo em comissão de Diretor de Escola.

Alvo de polêmica em reuniões anteriores, o PL 015/2016, que trata da revogação de uma lei de 2015 que autoriza a doação de um imóvel ao Centro Industrial de Contagem (Cinco), também foi pauta de William Barreiro, que reclamou de forma veemente da posição da Prefeitura, de ter submetido o terreno à doação no ano passado e estar, neste projeto, revogando essa ação. O vereador pediu explicações, mas também protestou contra o acatamento do pedido de vista.

Em contraponto, os vereadores Obelino Marques (PT), Eduardo Sendon e Teteco defenderam os adiamentos como forma de buscar esclarecimentos sobre os projetos. “Quando se faz o pedido de vista, não é por má-fé, mas para esclarecer questões que temos dúvidas e, por isso, acredito que o presidente fez certo em acatá-lo”, destacou o Obelino, apoiado pelos outros dois vereadores, que aproveitaram para externar a necessidade de um debate mais aprofundado e da análise mais minuciosa do PL 015.

Outras matérias

O outro projeto de lei complementar que foi sobrestado foi o PLC 014/2016. Ele altera parte de um artigo da Lei Complementar n°082/2010, que disciplina o parcelamento, a ocupação e o uso do solo em Contagem.

A única matéria aprovada na reunião desta semana foi, em primeiro turno, o PLC 010/2016, que trata do Sistema Municipal de Controle Interno (SMCI). De acordo com a Prefeitura, o projeto decorre da necessidade de se atualizar a legislação em relação às funções do SMCI, incluindo Auditoria, Corregedoria, Ouvidoria, transparência e prevenção da corrupção. O projeto volta à pauta da Câmara na próxima semana para ser apreciado em segundo turno e redação final.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem