ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova Sistema Municipal de Controle Interno e revogação de doação de terreno

14 de outubro de 2016, por Leandro Perché

Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta semana, em segundo turno e redação final, dois projetos propostos pelo Executivo: o PLC 010/2016, que trata do Sistema Municipal de Controle Interno (SMCI), e o PL 015/2016, revogando uma lei de 2015 que autorizava a doação de um imóvel ao Centro Industrial de Contagem (Cinco).

Segundo a Prefeitura de Contagem, o primeiro projeto decorre da necessidade de se atualizar a legislação, reunindo em um só dispositivo todas as funções do SMCI. A Lei Complementar 01/2005 dispõe somente sobre a função de Auditoria; a LC 02/2005 trata apenas da função de Ouvidoria; e a LC 142/2013 reuniu essas duas funções à de Corregedoria como atribuições do SMCI. Com a nova legislação, todas elas se unem à transparência e à prevenção da corrupção na determinação do sistema.

Devidamente regulamentado, esse sistema pretende auxiliar o poder Executivo na tarefa de realizar a vigilância, a orientação e a correção sobre toda a atuação das secretarias municipais, órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município. Assim, cabe ao SMCI, avaliar o cumprimento de metas, execução de programas do governo, avaliar resultados e aplicação de recursos, promover a cidadania, verificar o bom cumprimento das funções e garantir o acesso à informação.

O projeto de lei complementar também cria um fundo com o objetivo de proporcionar meios para financiar e apoiar as atividades e programas de modernização, valorização, e aprimoramento do SMCI. E passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município, mas com a necessidade de que alguns dispositivos da nova Lei Complementar sejam regulamentados por ato normativo do Prefeito.

Revogação

Após dois pedidos de vista – interrupção de tramitação por 72 horas – e muito debate entre os vereadores em sessões anteriores, o Projeto de Lei 015/2016 foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes em plenário. Trata-se da revogação de uma lei de 2015 que autorizava a doação de um terreno público de 13 mil metros quadrados no bairro Perobas para o Centro Industrial de Contagem (Cinco).

Em mensagem que acompanha o projeto, a Prefeitura de Contagem justifica que, de acordo com a legislação vigente, não há necessidade de se transferir o imóvel do patrimônio municipal para o Cinco, antes de ser doado para empresas que queiram implantar seus empreendimentos no município ou ampliar aqueles já existentes.

Veja mais notícias

Prefeito de Recife recebe título de cidadão honorário de Contagem

O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...

2 de maio, por lorena.carazza

PL inclui Feira Mercado Afro no calendário do município

5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC).  A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...

2 de maio, por Marco Túlio de Sousa

Nome de UPA do Nacional prestará homenagem à técnica de enfermagem

A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...

2 de maio, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem