ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Lei Complementar visa racionalizar cobrança de dívidas pela Prefeitura de Contagem

19 de outubro de 2016, por Leandro Perché

Um projeto de lei complementar aprovado nesta terça-feira (18) na Câmara Municipal de Contagem pretende extinguir a execução fiscal de dívidas no valor de até R$ 5 mil com a Prefeitura de Contagem. Para isso, o PLC 015/2016 modifica um parágrafo da Lei 1611, do ano de 1983, que trata do Código Tributário do Município de Contagem.

O objetivo é usar um meio mais econômico e eficaz para que o Município faça valer seu crédito, além de reduzir o congestionamento desse tipo de processo na Justiça. Em mensagem que acompanha o projeto, a Prefeitura explica que, devido ao alto índice de inadimplência, a cada ano, é ajuizado pela Procuradoria da Fazenda Municipal um elevado número de ações desse tipo e, muitas vezes, essa cobrança demanda muito tempo e fica até mais cara do que o próprio crédito a receber.

“Estudos feitos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) revelam que fica mais caro para o exequente judicializar cobranças e/ou execuções de valores iguais ou inferiores a R$ 5.000,00 (cinco mil reais), que o próprio crédito perseguido. Logo, a relação custo/benefício para judicialização de cobranças desse patamar não compensa para o credor”, destaca o texto assinado pelo prefeito Carlin Moura.

Com a nova lei complementar, portanto, a Prefeitura não fará a cobrança desses valores na Justiça, mas administrativamente, com protesto extrajudicial e lançamento do inadimplente no cadastro de devedores.

Segundo o prefeito, essa medida atende também a uma recomendação das varas da fazenda de Contagem e do TJMG. “Os Doutos juízes que atuam nas Varas Fazendárias relatam que a Comarca de Contagem está assoberbada de ações em tramitação, de modo a sobrecarregar os trabalhos da justiça. Há consenso de que havendo outros meios para se solucionar um conflito, deve-se lançar mão deles para que ao Judiciário caibam aquelas causas de maior complexidade e de maior valor econômico”, conclui a justificativa.

Aprovada em dois turnos e redação final, a proposta retorna para o Executivo, e entra em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem