ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Plenário da Câmara sedia lançamento da Afare

22 de março de 2017, por Lorena Carazza

O plenário da Câmara Municipal de Contagem sediou, nesta quarta-feira (22), o lançamento oficial da Associação dos Familiares e Amigos do Recluso (Afare). Trata-se de uma instituição que tem como objetivo prestar assistência às pessoas que se encontram encarceradas, bem como a seus familiares e amigos.

A associação está dividida em pastas de atuação, e possui profissionais como psicólogos, administradores, assistentes sociais, educadores, advogados e contadores, que farão o atendimento aos associados.

Outra atuação da associação deve ser a preparação psicológica do preso durante seu processo pré e pós-liberdade, incluindo o cuidado com sua reinserção na família, na sociedade e no mercado de trabalho.

O vereador Capitão Fontes (PMDB), parceiro do projeto, conduziu a cerimônia de lançamento da associação. O evento contou com a presença de autoridades do poder Executivo – secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania e Defesa Social – e do Judiciário, além de diversas lideranças comunitárias e parentes de presidiários.

Além disso, estiveram presentes também os diretores de assuntos carcerários da OAB de Contagem e de Minas Gerais, que deram contribuições para o debate. Outra contribuição foi a da advogada Fernanda Vieira de Oliveira, que com sua experiência de quase uma década sobre o assunto, apresentou uma palestra com números relevantes sobre o sistema carcerário brasileiro e suas falhas e desafios.

A ocasião também permitiu que familiares de detentos fizessem alguns relatos e dessem depoimentos emocionantes, que puderam ilustrar as situações as quais os encarcerados e seus familiares vivem no dia a dia, dentro de suas realidades.

A presidente da Afare, Jacqueline Anastácia Lage Martins, disse que é preciso garantir às pessoas privadas de liberdade um mínimo de dignidade diante da situação em que se encontram. Ciente dos desafios que a associação enfrentará, garantiu que a equipe de apoio “lutará incansavelmente”.

Jacqueline explicou também que a associação vai atuar em todo o estado, mesmo que o foco inicial seja os familiares e detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, localizado em Nova Contagem.

Capitão Fontes, ao final do evento, sugeriu a parceria da Afare com universidades, que podem disponibilizar estagiários que comporão o corpo técnico da associação. Fontes disse também que vai apresentar alguns projetos de lei no Legislativo que contemplam o tema, como incentivo para que as empresas reservem vagas de emprego para os egressos no sistema carcerário.

Veja mais notícias

Projeto cria Dia do Escritor em Contagem

Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...

12 de dezembro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto delimita áreas de preservação ambiental urbana em Contagem

Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...

10 de dezembro, por Leandro Perché

Dezembro Verde: ações da Câmara contra o abandono e maus-tratos aos...

Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...

9 de dezembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem