O plenário da Câmara Municipal de Contagem sediou, nesta quarta-feira (22), o lançamento oficial da Associação dos Familiares e Amigos do Recluso (Afare). Trata-se de uma instituição que tem como objetivo prestar assistência às pessoas que se encontram encarceradas, bem como a seus familiares e amigos.
A associação está dividida em pastas de atuação, e possui profissionais como psicólogos, administradores, assistentes sociais, educadores, advogados e contadores, que farão o atendimento aos associados.
Outra atuação da associação deve ser a preparação psicológica do preso durante seu processo pré e pós-liberdade, incluindo o cuidado com sua reinserção na família, na sociedade e no mercado de trabalho.
O vereador Capitão Fontes (PMDB), parceiro do projeto, conduziu a cerimônia de lançamento da associação. O evento contou com a presença de autoridades do poder Executivo – secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania e Defesa Social – e do Judiciário, além de diversas lideranças comunitárias e parentes de presidiários.
Além disso, estiveram presentes também os diretores de assuntos carcerários da OAB de Contagem e de Minas Gerais, que deram contribuições para o debate. Outra contribuição foi a da advogada Fernanda Vieira de Oliveira, que com sua experiência de quase uma década sobre o assunto, apresentou uma palestra com números relevantes sobre o sistema carcerário brasileiro e suas falhas e desafios.
A ocasião também permitiu que familiares de detentos fizessem alguns relatos e dessem depoimentos emocionantes, que puderam ilustrar as situações as quais os encarcerados e seus familiares vivem no dia a dia, dentro de suas realidades.
A presidente da Afare, Jacqueline Anastácia Lage Martins, disse que é preciso garantir às pessoas privadas de liberdade um mínimo de dignidade diante da situação em que se encontram. Ciente dos desafios que a associação enfrentará, garantiu que a equipe de apoio “lutará incansavelmente”.
Jacqueline explicou também que a associação vai atuar em todo o estado, mesmo que o foco inicial seja os familiares e detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, localizado em Nova Contagem.
Capitão Fontes, ao final do evento, sugeriu a parceria da Afare com universidades, que podem disponibilizar estagiários que comporão o corpo técnico da associação. Fontes disse também que vai apresentar alguns projetos de lei no Legislativo que contemplam o tema, como incentivo para que as empresas reservem vagas de emprego para os egressos no sistema carcerário.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...