ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Plenário da Câmara sedia lançamento da Afare

22 de março de 2017, por Lorena Carazza

O plenário da Câmara Municipal de Contagem sediou, nesta quarta-feira (22), o lançamento oficial da Associação dos Familiares e Amigos do Recluso (Afare). Trata-se de uma instituição que tem como objetivo prestar assistência às pessoas que se encontram encarceradas, bem como a seus familiares e amigos.

A associação está dividida em pastas de atuação, e possui profissionais como psicólogos, administradores, assistentes sociais, educadores, advogados e contadores, que farão o atendimento aos associados.

Outra atuação da associação deve ser a preparação psicológica do preso durante seu processo pré e pós-liberdade, incluindo o cuidado com sua reinserção na família, na sociedade e no mercado de trabalho.

O vereador Capitão Fontes (PMDB), parceiro do projeto, conduziu a cerimônia de lançamento da associação. O evento contou com a presença de autoridades do poder Executivo – secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania e Defesa Social – e do Judiciário, além de diversas lideranças comunitárias e parentes de presidiários.

Além disso, estiveram presentes também os diretores de assuntos carcerários da OAB de Contagem e de Minas Gerais, que deram contribuições para o debate. Outra contribuição foi a da advogada Fernanda Vieira de Oliveira, que com sua experiência de quase uma década sobre o assunto, apresentou uma palestra com números relevantes sobre o sistema carcerário brasileiro e suas falhas e desafios.

A ocasião também permitiu que familiares de detentos fizessem alguns relatos e dessem depoimentos emocionantes, que puderam ilustrar as situações as quais os encarcerados e seus familiares vivem no dia a dia, dentro de suas realidades.

A presidente da Afare, Jacqueline Anastácia Lage Martins, disse que é preciso garantir às pessoas privadas de liberdade um mínimo de dignidade diante da situação em que se encontram. Ciente dos desafios que a associação enfrentará, garantiu que a equipe de apoio “lutará incansavelmente”.

Jacqueline explicou também que a associação vai atuar em todo o estado, mesmo que o foco inicial seja os familiares e detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, localizado em Nova Contagem.

Capitão Fontes, ao final do evento, sugeriu a parceria da Afare com universidades, que podem disponibilizar estagiários que comporão o corpo técnico da associação. Fontes disse também que vai apresentar alguns projetos de lei no Legislativo que contemplam o tema, como incentivo para que as empresas reservem vagas de emprego para os egressos no sistema carcerário.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem