ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara faz parceria com a Prefeitura e sedia o I Seminário Municipal de Meio Ambiente de Contagem

29 de março, por lorena.carazza

Com dois dias de plenário cheio, a Câmara Municipal foi palco do I Seminário de Meio Ambiente de Contagem. Organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o legislativo, o encontrou aconteceu nas manhãs da última quinta e sexta-feira, 23 e 24 de março.

O encontro reuniu diversos pesquisadores, estudiosos e parceiros da questão ambiental, e também estudantes do Cefet e da Universidade Federal de Minas Gerais. Estiveram presentes os administradores regionais da Sede e da Vargem das Flores – Welerson Moraes e Kátia Bordoni, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Associação Comercial e Industrial de Contagem (ACIC), da Ciemg, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, e ainda sociedade civil, associação de catadores de material reciclável etc.

O primeiro dia começou com uma apresentação musical do cantor, compositor e psicólogo Carlos Farias. Logo depois, a fala do presidente da Câmara Municipal de Contagem, Daniel Carvalho (PV), marcou a abertura das palestras. Daniel reforçou a importância da discussão sobre meio ambiente e também sua militância nas questões ambientais, que começou antes mesmo da sua vida política.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Contagem, Wagner Donato, chamou a atenção para a necessidade do desenvolvimento sustentável da cidade, ao mesmo tempo em que elogiou o trabalho de Eric Machado, fiscal de Meio Ambiente de Contagem, diretor de Planejamento Ambiental e Fiscalização Preventiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura e um dos organizadores do evento.

Agradecido, Eric destacou que o Seminário seria o primeiro de muitos, e que precederia diversas iniciativas parecidas. Eric lembrou, ainda, que o fato do Seminário acontecer dentro da Câmara Municipal era “simbólico e significativo”, uma vez que se trata de um espaço de onde saem as leis e onde são discutidas as ações que norteiam toda a legislação ambiental.

Dando início às palestras, o geógrafo Rodrigo Adamo falou sobre a catalogação dos corpos hídricos e nascentes feita em Belo Horizonte, seguido da exposição do programa “Contagem das Nascentes”, projeto que tem como objetivo cadastrar, recuperar, proteger, monitorar e fiscalizar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e mananciais de Contagem e municípios que tenham ligação hidrográfica com Contagem.

O programa, coordenado também por Eric Machado, foi lançado em 2015. Além do projeto ser um ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos, tem o intuito também de preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo, manter e ampliar a beleza cênica da paisagem e assegurar o bem-estar da população, desenvolvendo ações de educação ambiental.

Mariana Licéia, fiscal de Meio Ambiente de Contagem e fundadora da ONG Proteger, foi a segunda palestrante, e falou da volta das castrações realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses de Contagem, além da necessidade da conscientização sobre a guarda responsável de animais.

“Muita gente compra um cachorrinho para dar de presente, principalmente em época de fim de ano, mas se esquece de que ter um animal quer dizer ter gastos e responsabilidade sobre ele”, alertou. Mariana expôs ainda a legislação vigente no Brasil que alcança crimes ambientais, proteção animal e maus tratos com animais.

Segundo dia de palestras

O último dia do I Seminário de Meio Ambiente de Contagem começou com a fala de Nilma de Souza, geógrafa e especialista em gerenciamento de recursos hídricos. Ela também é integrante do programa Contagem das Nascentes.

Com o tema “Vargem das Flores: entendendo a bacia como uma unidade de conservação”, Nilma falou sobre a preservação das águas, com foco na bacia hidrográfica da Vargem das Flores, localizada em Contagem. Segundo a geógrafa, trata-se de um local que carrega mais que sua importância ambiental, mas também histórica para o município.

Nilma também apresentou dados numéricos que mostraram a importância da discussão sobre preservação das águas no Brasil: aqui está 12% da água doce do planeta, e 37% é desperdiçada. Nilma falou também sobre a Política Nacional dos Recursos Hídricos e seus objetivos, além de mostrar as bacias hidrográficas do Brasil.

A segunda palestra foi ministrada pela arquiteta e servidora efetiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Luciane Mitraud Carvalho. Além de falar sobre o Plano Diretor do Município de Contagem e da sua necessidade de discussão, atualização e aprovação – processos que dependem também da Câmara Municipal de Contagem, Luciane falou sobre as diferentes áreas e zoneamentos nas quais Contagem está dividida.

Em comum com a fala da palestrante anterior, Luciane falou da Vargem das Flores sob a perspectiva da sua proteção ambiental ligada ao tipo de zoneamento permitido na região. Neste sentido, falou sobre a função social da propriedade e a obrigatoriedade de preservação ambiental por parte dos que têm, na Vargem das Flores, propriedades privadas.

A palestra que encerrou o segundo dia do Seminário foi de Floriana Gaspar, arquiteta e urbanista e mestre em Geografia. Floriana falou sobre as tendências do planejamento urbano e ambiental no Brasil e no mundo. Passando pela questão da legislação, estatuto das cidades e recursos ambientais, Floriana deu exemplos de outros estados e países do mundo, contribuindo para uma visão “macro” do meio ambiente.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem