ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

PCdoB anuncia oposição ao prefeito Alex de Freitas na Câmara de Contagem

30 de março, por Leandro Perché

Em pronunciamento do líder do PCdoB na Câmara Municipal de Contagem, nesta terça-feira (28), o partido anunciou que, após três meses de governo, fará oposição ao prefeito Alex de Freitas (PSDB). O vereador Jair Tropical usou o grande expediente para ressaltar que a decisão foi tomada pelo diretório municipal em reunião realizada no dia 21 de março, após avaliar as decisões da atual administração nesse período.

“É compreensão do PCdoB que, dado o perfil do governo já expresso nas ações até então desenvolvidas, não cabe dúvida que é necessário mostrar para a população os objetivos e compromissos do atual governo que retrocedem em conquistas já alcançadas pelo nosso povo nas políticas públicas e na infraestrutura da cidade”, destacou Jair, lembrando, ainda, que o PSDB, partido do prefeito, é adversário do projeto político nacional e estadual do PCdoB.

Jair Tropical listou três principais aspectos, de acordo com o ponto de vista do partido, que fundamentam sua decisão. Para o PCdoB, o atual prefeito teria traído o povo de Contagem ao voltar com a cobrança do IPTU residencial; teria dado preferência para quadros do PSDB de outros municípios em postos chaves da administração, em detrimento aos contagenses que o ajudaram a se eleger; e a cidade estaria paralisada, sem prestação de serviços básicos, por “inoperância” do governo.

Por fim, o vereador ressaltou que seu partido terá um olhar mais criterioso em relação às ações do governo. “A bancada fará uma oposição firme e responsável, votando e apoiando todas as medidas do Executivo que visam melhorias para o nosso povo. Mas seremos firmes no combate a todas as medidas que retiram direitos e que retroajam nas conquistas até aqui alcançadas”, concluiu.

Vereadores repercutem a decisão

Entre os outros três membros da bancada do PCdoB na Câmara, os vereadores Vinícius Faria e Silvinha Dudu se pronunciaram para reafirmar a necessidade de se fazer uma cobrança firme em relação à atual administração de Contagem. O primeiro retomou o discurso de Jair sobre a prestação de serviços pela Prefeitura, criticando um suposto atraso no pagamento das creches conveniadas ao Município e demora no início de algumas obras viárias.

O líder de governo na Câmara, vereador Ivayr Soalheiro (PDT), por sua vez, defendeu as ações da atual administração, classificando como precipitada a decisão do PCdoB e declarando que todos os vereadores devem sim fiscalizar o Executivo e apontar problemas e soluções para a administração municipal. Ele rebateu as razões dos comunistas para a oposição, pontuando que muito do que cobram poderia ter sido feito no período de sua gestão na Prefeitura de Contagem, questionando, inclusive, o posicionamento em relação ao IPTU.

“Aposto todas as fichas neste governo, que pode tomar muitas medidas que, inicialmente, parecem impopulares, mas que, provavelmente, lá no final, o bem da sociedade vai prevalecer. E, se não der certo, que troquem vereadores, o prefeito, como já aconteceu no passado”, disse Soalheiro, apoiado pelo vice-líder, João Bosco New Texas (PMN). Este acrescentou que as fragilidades iniciais serão vencidas com “trabalho e competência”.

Silvinha Dudu (PCdoB) desabafou, dizendo que muitos dos que hoje criticam a gestão anterior, de seu partido, colheram os bônus da administração Carlin Moura; e lembrou que a maioria dos vereadores votou pelo retorno do IPTU. Ela também reafirmou que a postura dos vereadores do PCdoB continuará sendo de “coerência e responsabilidade” na oposição: “vamos fiscalizar, cobrar e torcer para que a administração do Alex seja boa para a cidade”.

O vereador Leo Motta (PSDC) pediu um aparte para rebater a posição de Silvinha e ressaltar que as convicções do vereador e seu papel como representante do povo devem prevalecer em relação às alianças políticas e partidárias; e, por isso, tanto a oposição quanto a liderança de governo devem ser exercidas com responsabilidade e voltadas para o bem da cidade.

Por fim, Jair e Vinicius reafirmaram a posição contrária do PCdoB em relação ao IPTU residencial, e destacaram que votarão a favor dos projetos benéficos para a cidade, mas serão críticos em relação ao governo. Concluindo, Ivayr Soalheiro disse esperar por um debate democrático na Casa e uma oposição saudável do PCdoB, contribuindo para o desenvolvimento de Contagem.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem