ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo acompanha as discussões sobre a canalização do córrego Santa Edwiges

7 de junho de 2017, por Lorena Carazza

O vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV), esteve nessa terça-feira (06/06) na Rua Santa Edwiges, no Bairro Santa Terezinha, na região do Bernardo Monteiro, para tratar da canalização do córrego Santa Edwiges e da busca de solução definitiva para um problema – córrego a céu aberto – que já perdura por mais de 20 anos. “Na última legislatura, cheguei a fazer requerimentos ao executivo neste sentido, mas hoje esta situação continua gerando grandes transtornos para a população local, pois a rede de esgoto não suporta todo o fluxo de água e esgoto que é ali despejado”.

O problema do esgoto correndo a céu aberto constitui uma demanda antiga da população e se agravou com a construção de um empreendimento imobiliário nas proximidades, que sobrecarregou ainda mais a já ineficaz rede existente no local.

Desta vez, o presidente da Câmara acompanhou técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, da Copasa e da Administração Regional Sede, que iniciaram um processo de avaliação das medidas necessárias. “A primeira medida acertada por nós, de maneira conjunta, com os moradores envolvidos diretamente nesta questão, é que a partir de sexta-feira [09/06], começará a ser feita a limpeza manual das margens do córrego. Somente depois disso poderemos dar novos passos“, explicou Daniel.

Após a limpeza, a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciará a topografia para um estudo pormenorizado do local – solo, margens, volume de água etc – e de todos os dados que serão fundamentais para indicar a melhor alternativa para a resolução do problema apresentado.

Ainda de acordo com o presidente do Legislativo, a Copasa atuará paralelamente junto aos moradores com vistas à elaboração de um projeto conjunto de intervenção e será pedida intervenção também da Vigilância Sanitária e da fiscalização do Meio Ambiente. O que se quer é identificar quem está fazendo lançamento indevido de esgoto no leito do córrego, já que a região dispõe de rede coletora apropriada.

De posse de todos os dados, o setor de engenharia da Secretaria de Obras dará início à elaboração de um projeto. E é este projeto que será apresentado em instâncias superiores, inclusive em busca de recursos financeiros para a sua execução o mais breve possível.

*Por Fleury Rosa

Veja mais notícias

Câmara de Contagem lança informativo

A Câmara Municipal de Contagem lançou, nesta terça-feira (3/2), o Informe Câmara, publicação anual que apresenta um balanço das atividades do Legis...

5 de fevereiro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara abre sessão legislativa de 2026 com presença da prefeita Mar...

O Legislativo de Contagem realizou, nesta terça-feira (03/02), a 1ª Reunião Ordinária de 2026. Embora não houvesse projetos na pauta de votação, a ...

4 de fevereiro, por Leandro Perché

Ouvidoria da Câmara: compromisso com o cidadão

As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...

19 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem