ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo acompanha as discussões sobre a canalização do córrego Santa Edwiges

7 de junho de 2017, por Lorena Carazza

O vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV), esteve nessa terça-feira (06/06) na Rua Santa Edwiges, no Bairro Santa Terezinha, na região do Bernardo Monteiro, para tratar da canalização do córrego Santa Edwiges e da busca de solução definitiva para um problema – córrego a céu aberto – que já perdura por mais de 20 anos. “Na última legislatura, cheguei a fazer requerimentos ao executivo neste sentido, mas hoje esta situação continua gerando grandes transtornos para a população local, pois a rede de esgoto não suporta todo o fluxo de água e esgoto que é ali despejado”.

O problema do esgoto correndo a céu aberto constitui uma demanda antiga da população e se agravou com a construção de um empreendimento imobiliário nas proximidades, que sobrecarregou ainda mais a já ineficaz rede existente no local.

Desta vez, o presidente da Câmara acompanhou técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, da Copasa e da Administração Regional Sede, que iniciaram um processo de avaliação das medidas necessárias. “A primeira medida acertada por nós, de maneira conjunta, com os moradores envolvidos diretamente nesta questão, é que a partir de sexta-feira [09/06], começará a ser feita a limpeza manual das margens do córrego. Somente depois disso poderemos dar novos passos“, explicou Daniel.

Após a limpeza, a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos iniciará a topografia para um estudo pormenorizado do local – solo, margens, volume de água etc – e de todos os dados que serão fundamentais para indicar a melhor alternativa para a resolução do problema apresentado.

Ainda de acordo com o presidente do Legislativo, a Copasa atuará paralelamente junto aos moradores com vistas à elaboração de um projeto conjunto de intervenção e será pedida intervenção também da Vigilância Sanitária e da fiscalização do Meio Ambiente. O que se quer é identificar quem está fazendo lançamento indevido de esgoto no leito do córrego, já que a região dispõe de rede coletora apropriada.

De posse de todos os dados, o setor de engenharia da Secretaria de Obras dará início à elaboração de um projeto. E é este projeto que será apresentado em instâncias superiores, inclusive em busca de recursos financeiros para a sua execução o mais breve possível.

*Por Fleury Rosa

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem