ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto amplia gratificações para servidores da Administração Municipal

13 de junho de 2017, por Leandro Perché

Um projeto de lei complementar – PLC 003/2017 – aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (13) na Câmara Municipal de Contagem amplia as categorias da Administração Direta e Indireta que podem gozar de gratificações. Proposta pelo Executivo, a matéria altera a Lei Complementar 203 do ano de 2016.

O texto original do PLC trata da Gratificação de Dedicação Exclusiva do Magistério (GDEM), devida ao servidor público em atividade, titular de cargo efetivo de Professor de Educação Básica e de Pedagogo, integrantes do Quadro Setorial da Educação. Ela pode chegar a pouco mais de R$ 2 mil, e é devida a esse servidor que atua em regime de tempo de dedicação plena e exclusiva, com jornada semanal de trabalho de 40 horas nos projetos e programas da Secretaria Municipal de Educação.

Com a nova lei, a gratificação pode ser paga àqueles servidores que estiverem atuando nos seguintes programas: Formação Pedagógica; Gestão Pedagógica; e Articuladores Comunitários. Pela lei anterior, já estavam inclusos os professores e pedagogos que trabalham nos seguintes programas (que continuam contemplados): Mais Educação/ Educação Integral; Atendimento Educacional Especializado (AEE); Salas de Recursos Multifuncionais; e Projeto Educarte.

Em mensagem que acompanha o projeto, a Prefeitura de Contagem justifica a importância da ampliação das hipóteses de gratificação na Educação, para assegurar uma equipe qualificada. “É fundamental garantir uma equipe de gestão educacional e de formação, para coordenar e executar o novo projeto pedagógico. Referida equipe é constituída de professores da rede municipal, como forma de valorizar estes profissionais e o sistema de ensino como todo”, assina Alex de Freitas.

Emendas aditivas e outras gratificações

O Projeto de Lei Complementar foi aprovado pelos vereadores com duas emendas aditivas – uma proposta pelo próprio poder Executivo, e outra assinada pelas lideranças partidárias da Câmara Municipal. Ambas tratam da Gratificação de Incentivo à Produtividade (GIP).

Essa gratificação pode chegar a pouco mais de mil reais, e é direcionada a servidores efetivos que atuam em órgãos da Administração Direta, além da Transcon, e da ConParq. Estende-se também aos titulares de cargos de Administrador, Analista de Sistemas e Contador, pertencentes ao quadro da Fundação de Assistência Médica e de Urgência de Contagem (Famuc) e do Quadro Setorial da Saúde.

A primeira emenda inclui, entre aqueles que podem receber a GIP, o Técnico Superior em Gestão Pública Municipal e o Técnico Superior em Meio Ambiente, que, de acordo com a Prefeitura, “eram os únicos cargos de provimento efetivo não abarcados pela Lei Complementar 203/2016, em seu artigo 31”. E a emenda do Legislativo estende a gratificação ao cargo de Técnico em Agronomia.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem