ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

PL aprovado pela Câmara pretende dar destinação correta a medicamentos vencidos e descartados pelos domicílios

4 de julho de 2017, por Lorena Carazza

Muita gente tem aquela “farmacinha” em casa, com alguns medicamentos de uso constante ou esporádico. Quando eles passam da data de validade, o destino, geralmente, é o lixo comum. No entanto, evitando um problema – a ingestão de medicamentos vencidos ou inapropriados, e descartando-os de forma incorreta, as pessoas podem gerar outros grandes problemas. Assim, aquele mesmo produto que pode salvar vidas, torna-se, pelo contrário, um risco à saúde.

Restos de medicações sem o destino correto podem ocasionar também o uso inadvertido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações.  Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar também a água que bebemos.

Pensando nisso, a Câmara Municipal de Contagem aprovou, em segundo turno e redação final, nesta terça-feira (04/07), O Projeto de Lei nº 028/2017, de autoria do vereador João Bosco New Texas (PMN), que institui o sistema de parceria entre o Governo e as farmácias e drogarias particulares, para a coleta e descarte de medicamentos vencidos.

De acordo com João Bosco, a Prefeitura de Contagem já faz, usual e periodicamente, o recolhimento de materiais de descarte especial em clínicas, farmácias e estabelecimentos do setor da Saúde em geral. Assim, o trabalho de recolhimento dos medicamentos descartados pelas pessoas não representaria um trabalho “extra”, aproveitando a coleta já feita de matérias contaminantes, como ataduras, gazes, seringas e agulhas.

“A Câmara dá hoje mais um passo em direção à responsabilidade ambiental. O mundo hoje nos exige responsabilidade em toda relação de consumo, e não é diferente quanto ao uso e consumo dos medicamentos”, explica João Bosco. “As farmácias e drogarias não são obrigadas a participar, mas serão muito bem-vindas nessa parceria”, finaliza. Agora, o PL será enviado ao Executivo e depende da sanção do Prefeito para que possa valer como lei municipal.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem