O “Setembro Amarelo” e o “Outubro Rosa” foram lembrados pelo vereador Arnaldo de Oliveira (PTB) durante a última reunião plenária, realizada na manhã desta terça-feira (03/10). Assim como os demais vereadores, os cidadãos presentes em plenário e os grupos de convivência da terceira idade, convidados pelo vereador, puderam assistir a dois vídeos que falavam sobre estes movimentos que chamam a atenção para temas de grande relevância.
O “Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar toda a população brasileira sobre o tema, bem como as formas de diminuir o alto índice desta causa-morte no País e em todo mundo. A mobilização no Brasil começou em 2005 mas, mundialmente, já era uma preocupação desde a década de 1990.
“Cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano no mundo, é uma morte a cada 40 segundos. Seria como perder uma cidade maior que Contagem, por ano, com suicídio. No Brasil, é uma morte a cada 45 minutos, somos o líder entre os países latino-americanos nessa causa morte”, explicou Arnaldo.
Por isso, o parlamentar providenciou a exposição de um vídeo em que o tema foi tratado e, pegando como exemplo as doenças mentais que podem levar a este ato, exibiu uma entrevista feita com o padre Fábio de Melo, que recentemente assumiu sofrer de Síndrome do Pânico.
Já o “Outubro Rosa” é uma campanha que visa a chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.
O vídeo exibido pelo vereador durante a reunião contou com explicações médicas e depoimentos emocionantes de mulheres que lutam ou que superaram o câncer de mama, como forma de sensibilizar todos sobre o assunto. “Hoje, no nosso País, mesmo com todas dificuldades que passamos, evoluímos com relação à prevenção e tratamento do câncer de mama”, disse o vereador.
Ainda parte da intervenção feita por Arnaldo, a psicóloga Elinéia Ferreira Barbosa fez uma breve explanação e falou sobre o suicídio. Ela alertou que é muito importante que a família e amigos mais próximos fiquem atentos aos sintomas e procurem ajuda profissional.
“Sabemos que crianças acima de dez anos já cometem suicídio. Às vezes, para as pessoas, é difícil distinguir o que é uma tristeza e o que é mesmo depressão. Por isso, não hesitem em procurar ajuda profissional, às vezes não damos a importância necessária”, finalizou.
Aproveitando que o tema “Outubro Rosa” também foi tratado, Elineia explicou que as pacientes diagnosticadas com câncer de mama também devem procurar ajuda psicológica. “Grande parte do tratamento é a cabeça”, alertou.
Finalizando a discussão, o vereador Arnaldo de Oliveira parabenizou o trabalho do GVH – Grupo de Valorização Humana, cujo representante estava presente no plenário. O grupo, que tem sede na Rua Portugal 195, bairro Eldorado, é uma entidade sem fins lucrativos, filantrópica, sem ligação a nenhuma entidade, grupo ou religião, que presta serviço voluntário e gratuito de atendimento de apoio emocional. Contato pelo telefone (31) 3353-1460.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...