O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), foi um dos palestrantes do Colóquio Jurídico Formação Humanista, Direito e Participação Política, realizado na última quinta-feira (23) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Contagem (PUC Contagem). O parlamentar teve ao lado o ex-vereador e atual secretário municipal de Trabalho e Geração de Renda, Frederico Fonseca Carneiro (Fredim).
Ex-aluno de Direito da universidade, Daniel Carvalho iniciou sua participação dizendo da alegria e do orgulho em voltar à PUC Contagem para falar como presidente mais novo da história da Câmara de Contagem. Ele contou sua trajetória no curso, e o peso que esse período teve na sua formação acadêmica e política, determinante, inclusive, para a entrada na vida pública, em 2006, quando disputou a primeira eleição, para deputado estadual.
“Foi aqui que comecei a fazer campanha e perceber que muita gente não tinha ideia do que era política, participação cidadã. Mais que apenas campanha, eu e um grupo de amigos do curso de Direito ensinávamos a todos o que era ser eleitor, o que era ser político e o que isso representava na vida de uma pessoa”, disse o palestrante, lamentando a falta de informação e de interesse do cidadão em relação à política e ao sistema eleitoral.
Daniel Carvalho compartilhou também com os estudantes sua caminhada política desde aquela época, passando pela disputa da eleição para vereador em 2012 e a condição de suplente, o chamamento para assumir em 2013 em lugar do então vereador licenciado Ricardo Faria, a saída da Câmara em 2014 e o convite para assumir o Procon Municipal, a volta ao Legislativo em definitivo em 2015 e a reeleição em 2016, com a posterior condução à presidência da Casa.
Além disso, relatou ações de seu mandato que impactaram positivamente a vida do cidadão de Contagem, como a oferta pelo SUS de Práticas Integrativas Complementares, e os projetos em defesa do Meio Ambiente, e citou as medidas que têm tomado à frente da Câmara.
“Ao assumir a Presidência do Legislativo também temos destaques importantes a fazer, como a paralisação da obra de construção da nova sede, que significou uma economia de cerca de R$ 40 milhões; a criação de programas como o Cultura na Câmara, de valorização dos artistas locais; o Ouvidoria Cidadã, que está levando o Poder Legislativo até o cidadão; investimentos em tecnologia da informação, melhorando o sistema de apoio ao processo legislativo (SAPL), que permite ao cidadão consultar as informações disponibilizadas pela Casa através de mecanismo eletrônico, e ainda a reestruturação da Escola do Legislativo”, listou Daniel Carvalho.
Ele concluiu lembrando que é obrigação de cada um ali presente entender o seu papel no dia a dia da cidade, e convidou a todos a visitarem o Legislativo e conhecerem mais de perto a Câmara e o trabalho ali desempenhado. “Para finalizar, quero ainda que reflitam sobre a necessidade de nós que nascemos em Contagem, que vivemos aqui, tenhamos presente em nosso coração a sensação de pertencimento, o orgulho de participarmos da vida contagense em sua pluralidade e sua totalidade”.
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...