ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Plano Diretor dá os primeiros passos no Legislativo

24 de novembro de 2017, por Lorena Carazza

Depois do recebimento oficial e da leitura em plenário, na reunião ordinária realizada manhã desta terça-feira (21/11), o Projeto de Lei Complementar nº 026/2017, que estabelece o Plano Diretor de Contagem, segue seus primeiros passos no Legislativo Municipal. Nesta sexta-feira (24/11), o vereador e presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV), reuniu-se na Sala da Presidência com os vereadores Arnaldo de Oliveira (PTB), Bruno Barreiro (PV), Rogério Marreco (PCdoB), Pastor Itamar (PRB) e Caxicó (PPS) para tratar do tema.

O encontro de trabalho serviu para a criação da Comissão Especial que terá como finalidade avaliar o PLC 026/2017, definir as datas para as audiências públicas a serem realizadas em cumprimento ao disposto na Lei Federal 10.257/2001 (Estatuto das Cidades), bem como da Resolução 025/2005 do Ministério das Cidades, e apontar as diretrizes de atuação da comissão.

Daniel Carvalho destacou a importância da criação desta comissão, que cuidará das ações relativas à transparência do trâmite do Plano Diretor, exigência prevista em lei e na recomendação 03/2017 do Ministério Público de Minas Gerais, assinada pelo promotor de Justiça Leonardo Barreto.

“Para maior praticidade, entendemos que a comissão especial será composta pelos mesmos membros da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Política Urbana, Rural e Habitação, preservando-se as atribuições desta no processo legislativo. Dessa forma, ficou esclarecido que em hipótese alguma a Comissão Especial reduzirá ou substituirá a Comissão Permanente”, completa.

O presidente da Câmara insiste que a Comissão Especial cuidará exclusivamente do Plano Diretor. “O objetivo é facilitar o debate, aprofundar as discussões e dar celeridade ao processo, com total transparência”, ressalta.

Decisões

Em sua primeira reunião, a Comissão Especial escolheu pelo voto o presidente, Bruno Barreiro e o relator, Pastor Itamar. Eles são os responsáveis por conduzir o trabalho do grupo, que terá como atividade principal a garantia da transparência do processo legislativo por meio de audiências públicas, de reuniões abertas com setores da sociedade civil e o oferecimento de respostas técnicas, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, em reunião, a todos aqueles que necessitarem, seja membro do Legislativo, pessoa ou entidade.

Outra deliberação adotada foi a de que os pedidos de informações técnicas serão recebidos pela Diretoria Legislativa, que ficará, por sua vez, responsável por encaminhá-los ao presidente da Comissão. Além disso, todas as reuniões serão registradas em ata e por meio fotográfico, para que se evitem quaisquer questionamentos posteriores.

As audiências públicas já foram definidas e serão realizadas no Plenário Vereador José Custódio, na Câmara Municipal de Contagem. A primeira acontece no dia 9 de dezembro, sábado, às 9h, para tratar especificamente do eixo Várzea das Flores. A segunda será no dia 13 de dezembro, quarta-feira, às 19h, que tratará especificamente do eixo Perímetro Urbano e Macrozoneamento.

Por fim, acertou-se que a Comissão Especial emitirá relatório até dia 8 de dezembro sobre o mérito do Plano Diretor e o submeterá às audiências públicas para discussão, inclusive com a apresentação de emendas.

Os vereadores integrantes da Comissão Especial e os demais parlamentares, inclusive o presidente da Casa, receberão, na próxima segunda-feira (27/12), às 8h30, na Sala da Presidência, a equipe técnica do Município para a uma exposição detalhada do Plano Diretor apresentado para a análise e aprovação dos parlamentares.

*Por Fleury Rosa

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem