ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Plano Diretor: Legislativo e Executivo realizam mais um encontro de trabalho

27 de novembro de 2017, por Leandro Perché

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, Daniel Carvalho (PV), e os demais vereadores receberam, na manhã desta segunda-feira (27), o prefeito Alex de Freitas (PSDB) e seu secretariado para uma reunião de trabalho sobre a proposta de Plano Diretor apresentada ao Legislativo no último dia 21 de novembro. Participaram do encontro os secretários de Governo, Marius Carvalho; de Desenvolvimento Urbano, Ivayr Soalheiro; de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Schmiett Terres; e de Meio Ambiente, Wagner Donato, e suas equipes técnicas.

Daniel Carvalho iniciou a reunião apresentando os parlamentares que foram indicados para a Comissão Especial formada exclusivamente para cuidar do processo de votação do Plano Diretor, presidida pelo vereador Bruno Barreiro (PV) e tendo Pastor Itamar (PRB) como relator. Completam a comissão os vereadores Arnaldo de Oliveira (PTB), Leo Motta (PSDC), Rogério Marreco (PCdoB) e Caxicó (PPS).

“Aproveito ainda para informar que foram definidos os trâmites legais da tramitação, conforme a legislação determina e que realizaremos audiências públicas nos dias 09 e 13 de dezembro, no Plenário da Câmara”, informou Daniel Carvalho.

O presidente da Câmara deu as boas vindas ao prefeito e toda a equipe reiterando a disposição da busca do bom relacionamento entre Legislativo e Executivo tendo como interesse maior a melhoria da qualidade de vida do cidadão contagense e o desenvolvimento sustentado do município.

Alex de Freitas destacou a importância do projeto para a cidade, agradeceu à equipe técnica pelo empenho que culminou com a atual proposta de Plano Diretor, que vem sendo tratado pelo governo como uma estratégia de crescimento da cidade. “Nossa chance de alavancar o desenvolvimento de Contagem, em todas as áreas, é enorme e temos a certeza de que a cidade toda sairá ganhando com o aprimoramento da legislação”, explicou.

Os vereadores dedicaram atenção às explanações realizadas pelos secretários Ivayr Soalheiro, Wagner Donato e Marius Carvalho e suas equipes técnicas, que esclareceram detalhes sobre a proposta de macro zoneamento considerando as bacias e regiões e explicaram o que significa a proposta de acabar com a zona rural no município. “Nós estamos aqui para dizer o que pode e o que não pode, o que passa a poder e o que continuará não podendo, como construir na mata da Arcádia. A mata será preservada como defende a população contagense”, lembrou Soalheiro.

Depois de responderem a várias indagações, os técnicos se colocaram à disposição da Câmara para debater as propostas de maneira incansável, a qualquer momento que for necessário, uma vez que o interesse do governo é o de emprestar à discussão total transparência e a publicidade dos atos e informações é a melhor maneira para se conseguir tal feito.

Quanto à minuta da Lei, na medida em que os vereadores forem lendo e discutindo, novos encontros serão agendados para ampliar o debate.

* Por Fleury Rosa

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem