ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Portaria assinada pelos vereadores visa coibir excessos na Câmara de Contagem

29 de novembro de 2017, por Leandro Perché

Desde o início do ano, a Câmara Municipal de Contagem tem sido palco de manifestações de inúmeros grupos, principalmente durante suas reuniões ordinárias, às terças-feiras. Com o objetivo de coibir os excessos que tem acontecido ultimamente – com algumas pessoas denegrindo e ameaçando vereadores, e provocando outros na galeria – os parlamentares assinaram e divulgaram uma portaria que estabelece normas de segurança.

Na reunião desta terça-feira (28), o presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, vereador Leo Motta (PSDC), chamou a atenção para a necessidade de se garantir a segurança na sede do Legislativo. “De um ano para cá, vimos presenciando vários acontecimentos, e a impressão é que, não vai demorar muito, vamos ter ocorrências mais graves e trágicas nesta Casa. Então, todos nós vereadores assinamos uma portaria para darmos segurança àqueles que vêm protestar de forma democrática e assistir as reuniões”.

Publicada em 10 de novembro no Diário Oficial de Contagem, a Portaria 003/2017 da Mesa Diretora estabelece normas de segurança, garantindo a todos o acesso às galerias, mas reafirmando restrições ao acesso à área reservada aos vereadores e definindo os critérios para casos específicos. Haverá o controle apenas para que o público não ultrapasse o limite do plenário; e para que não entre no recinto portando materiais que representem risco à segurança, ou conteúdo injurioso ou difamatório, ou, ainda, instrumentos sonoros que possam atrapalhar o andamento dos trabalhos.

Há, ainda, autorização para que a Guarda Civil, a Polícia Militar de Minas Gerais e os agentes de segurança da Câmara tomem as medidas de segurança para que seja mantida a ordem, o decoro e a integridade física dos cidadãos. Isso inclui a vistoria de bolsas e embalagens, a restrição ao acesso daqueles que se negarem a seguirem as normas e a retirada de pessoas que se comportarem de forma inconveniente ou perturbadora.

Vereadores se manifestam

Após o 1º secretário da Câmara, vereador Capitão Fontes (PMDB), fazer a leitura da ementa da portaria, outros parlamentares externaram publicamente seu apoio às medidas de segurança.

Leo Motta lembrou que a Câmara é um espaço democrático, mas que há necessidade de coibir os excessos nas manifestações. “Muitas pessoas têm desferido injúrias e até ameaças aos vereadores, incorrendo em crimes. Então, que a partir de hoje possamos, de forma firme, responsabilizar não aqueles que vêm manifestar, mas baderneiros que vêm tumultuar e atrapalhar o trabalho daqueles que foram eleitos legitimamente pelo povo de Contagem”.

“É um direito se manifestar, mas temos que fazer a lei ser cumprida por todos. Essa Casa tomou uma posição pela vida”, defendeu Zé Antônio (PT). Alex Chiodi (SD) completou, ressaltando que “o objetivo do Legislativo é ir de encontro aos anseios da população, e não existe proibição de acesso à Câmara, mas medidas para que as coisas ocorram sem excessos e de forma segura para os vereadores, para os servidores da Casa e para o cidadão”.

  • Para ler a Portaria 003/2017 na íntegra, clique aqui.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem