ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem exaltam novo Centro Cirúrgico do Hospital Municipal

2 de fevereiro de 2018, por Leandro Perché

O Legislativo de Contagem esteve presente, nesta sexta-feira (02), na inauguração do novo Centro de Cirurgia e Traumatologia do Complexo Hospitalar, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Fruto de um investimento municipal de R$ 3 milhões em obras e equipamentos, o novo bloco cirúrgico promete zerar a fila de espera para cirurgias eletivas, principalmente de ortopedia e neurologia.

Na solenidade, o presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PV), e o presidente da Comissão de Saúde desse Legislativo, vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT), enalteceram o trabalho conjunto da Prefeitura e da Câmara para melhorar a Saúde de Contagem, e destacaram que o bloco cirúrgico remodelado será importante para salvar vidas na Região Metropolitana.

Daniel Carvalho lembrou o relevante trabalho da Comissão de Saúde da Câmara e da administração municipal, e cravou que “a saúde de Contagem será, daqui a três anos, a melhor de Minas Gerais”. Ele destacou que tem notado a felicidade da população pelas melhorias no Hospital Municipal, mas pediu que as ações em Saúde sejam expandidas para toda a cidade.

“A Saúde é como o goleiro de um time, uma posição ingrata, pois pode defender o jogo todo, mas, quando toma um gol, é motivo de reclamação. A Saúde é similar, porque você faz o hospital, o centro de trauma, a maternidade, mas, se o atendente do posto de saúde atende a pessoal mal, a Saúde não vale nada. Então, sei que o prefeito está fazendo sua parte, mas peço que levemos tudo isso para outras regiões, cidadania e dignidade para todos”.

Dr. Wellington externou alegria em ver uma grande necessidade da população ser satisfeita com a inauguração “Tínhamos um grande gargalo de cirurgias ortopédicas e cheguei a participar de alguns mutirões, mas agora o município começou a dar um passo enorme. Esse projeto vai conseguir humanizar nossa Saúde, pois vamos acabar com as filas de espera, podendo fazer cirurgias que não tínhamos condições anteriormente, como de fêmur, por exemplo”, disse o ortopedista, lembrando que tanto o Centro de Trauma quanto as mesas ortopédicas foram reivindicações suas aprovadas na Câmara em 2017.

Outros vereadores também prestigiaram a solenidade e visitaram as dependências do novo Centro de Cirurgia e Traumatologia do Complexo Hospitalar, incluindo Capitão Fontes (PMDB), Caxicó (PPS), Edgard Guedes (PDT), Glória da Aposentadoria (PRB), Pastor Itamar (PRB), Teteco (PMDB), Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) e Alex Chiodi (SD).

Centro de Cirurgia e Traumatologia Dr. Célio Elias 

O remodelado bloco cirúrgico tem oito salas, o dobro em relação ao espaço antigo. A ampliação dará agilidade na marcação de cirurgias eletivas, zerando filas de espera, e desafogará as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Município. A partir de agora, será possível fazer cirurgias de alta complexidade de ortopedia e neurologia, uma vez que as salas do bloco são mais amplas, permitindo a atuação conjunta de um número maior de profissionais. Futuramente, também serão feitos procedimentos cirúrgicos de cardiologia.

Além de maior capacidade de atendimento no bloco cirúrgico, o Complexo Hospitalar passa a contar com nove leitos na sala de recuperação anestésica, sala de espera para acompanhantes, 48 leitos de enfermaria cirúrgica e 12 de hospital-dia. O antigo bloco que será desativado passará por reformas para abrigar mais leitos de Centro de Tratamento Intensivo (CTI) adulto. E o número de cirurgias no Complexo Hospitalar passará de 430 para mil por mês.

O novo Centro recebe o nome de Célio Elias, em homenagem ao ortopedista que, há mais de duas décadas, atua com destaque em prol da saúde dos contagenses. Emocionado durante a solenidade, o médico agradeceu a homenagem e enalteceu o que vem sendo feito pelo poder público na melhoria dos equipamentos de saúde do município.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem