ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem voltam a cobrar melhoria nos serviços da Copasa

10 de abril, por Leandro Perché

Assunto recorrente na Câmara Municipal de Contagem, os problemas na prestação de serviços da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) voltaram a ser pauta da plenária nesta terça-feira (10). Desta vez, o vereador Daniel do Irineu (PP) destacou um requerimento de sua autoria solicitando esclarecimentos da companhia em relação a reclamações de moradores da região do Petrolândia sobre a má qualidade da água.

“Nesta semana, fui procurado por inúmeros moradores dos bairros Petrolândia, Sapucaias, Tropical, São Luiz, Chácaras e outros, alegando desconforto com a Copasa, pois a água estaria chegando muito turva na casa dessas pessoas, uma água barrenta. Fizemos uma visita in loco e constatamos que essa água está chegando às casas sem condições de uso”, disse o parlamentar.

Ele levantou a possibilidade de a Copasa estar realizando alguma intervenção nas adutoras que atendem a região. No entanto, criticou o fato de a companhia não informar previamente os moradores sobre o acontecimento e não interromper o fornecimento de uma água que seria imprópria para o consumo.

Necessidade de cobranças

Em aparte, os vereadores Capitão Fontes (MDB), Vinícius Faria (PCdoB) e o presidente da Câmara, Daniel Carvalho (PV), deram apoio à solicitação, ressaltando a necessidade de maior cobrança em relação à prestação de serviços da Copasa.

O primeiro destacou que problemas semelhantes foram observados em Nova Contagem, mas a resposta da companhia a ofícios de sua autoria teria sido que a água estava adequada para uso e consumo. “A água parecia um copo de Toddy, de tão suja. É uma vergonha o que a Copasa continua fazendo em nossa cidade e precisamos cobrar dos órgãos competentes”, disse Fontes.

Vinícius Faria ressaltou que outro problema que deve ser abordado é da falta de manutenção em vias públicas que sofreram intervenção da companhia. “Rodamos por todo o município, e vemos as plaquinhas da Copasa, sem a resolução adequada. Na região do Industrial, tem duas crateras e, há seis meses, um morador está impedido de entrar na garagem, e nenhuma solução é tomada”, declarou. O vereador acrescentou que Prefeitura de Contagem passará a cobrar da Copasa o valor gasto pelo Município nessas manutenções.

O presidente da Câmara, por sua vez, lembrou a mobilização de várias câmaras municipais de Minas para cobrar melhor prestação de serviços de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgoto e a redução das taxas cobradas pela companhia. E adicionou a necessidade de cobrar contrapartidas para o Município em relação à exploração da reserva hídrica de Vargem das Flores.

“É notório o serviço inadequado de manutenção em nossa cidade. Além disso, é inadmissível o que temos recebido de reclamação sobre o tom da água, sem condições de uso e consumo”, ressaltou Daniel Carvalho. “Há um mês, trouxemos este debate à Casa, para cobrarmos isso e também em relação às cobranças indevidas da taxa de tratamento de esgoto – a Copasa trata 50%, mas cobra a totalidade -, o que já foi notificado pelo Ministério Público, e a Copasa já se dispôs a devolver R$ 60 milhões a Belo Horizonte”, pontuou.

Daniel Carvalho terminou o debate conclamando a todos a se envolverem ao movimento surgido no sul de Minas, para uma cobrança mais intensa e mais firme à companhia de saneamento. “Conte conosco nessa luta, pois é uma bandeira não apenas da nossa Casa, mas de toda a Região Metropolitana”.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem