Em mais uma exposição de fotos carregada de arte e emoção, o Cultura na Câmara trouxe ao Legislativo, no mês de junho, o projeto “47 Cromossomos e 1000 Possibilidades”, de autoria da fotógrafa Cecília Schirmer.
São 16 fotografias que retratam pessoas com síndrome de Down desempenhando as mais diversas atividades, como esportes, artes e ofícios comuns, com o objetivo de mostrar que eles podem e devem levar uma vida comum.
Cecília, idealizadora da exposição que percorre a cidade desde 2016, é mãe de dois filhos. A caçula, Rafaela, tem síndrome de Down e foi sua inspiração e motivação para mostrar, por meio da fotografia, o valor das pessoas que têm a síndrome. Hoje, “mais mãe do que fotógrafa”, como destaca, ela dedica a exposição à Rafaela e a todas as crianças, jovens e adultos que têm síndrome de Down.
“Tudo começou com o fato de eu ter buscado um curso para minha filha fazer e não ter encontrado. Muitas portas já foram fechadas para nós. Muitas delas eu arrombei e as deixei abertas para aquelas mães que ainda estão começando sua caminhada”.
Para a fotógrafa, há muito o que ser mostrado e discutido, quando o assunto é inclusão e preconceito contra as pessoas com a síndrome Down. Estas pautas, segundo ela, precisam ser discutidas amplamente, a fim de que elas possam ter mais apoio na superação das barreiras e limites impostos a elas pela sua situação. “É um assunto que deve ser tratado com seriedade, respeito e responsabilidade”, conclui Cecília.
A Exposição “47 Cromossomos e 1000 Possibilidades” fica no hall da Câmara para visitação gratuita até o fim de junho.
A síndrome de Down
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
A síndrome é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família.
Valorizando a cultura em Contagem
Se você é artista de Contagem e quer mostrar seu talento, a Câmara Municipal de Contagem está de portas abertas para você. O projeto Cultura na Câmara, iniciado no começo do ano passado, é mais um instrumento do Legislativo que visa à aproximação com a população, trazendo para o plenário da Câmara os artistas de Contagem.
A ideia é receber diversas manifestações culturais, como música, poesia, teatro, dança, artes plásticas, entre outros. As apresentações acontecem mensalmente, na primeira terça-feira do mês. Quem tiver interesse em participar do “Cultura Na Câmara” pode entrar em contato pelo telefone 3359-8748.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...