ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Cultura na Câmara mostra a síndrome de Down pelo olhar de Cecília Schirmer

5 de junho, por lorena.carazza

Em mais uma exposição de fotos carregada de arte e emoção, o Cultura na Câmara trouxe ao Legislativo, no mês de junho, o projeto “47 Cromossomos e 1000 Possibilidades”, de autoria da fotógrafa Cecília Schirmer.

São 16 fotografias que retratam pessoas com síndrome de Down desempenhando as mais diversas atividades, como esportes, artes e ofícios comuns, com o objetivo de mostrar que eles podem e devem levar uma vida comum.

Cecília e Rafaela receberam do presidente Daniel Carvalho e do 1º secretário, Capitão Fontes, o certificado de participação no Cultura na Câmara

Cecília, idealizadora da exposição que percorre a cidade desde 2016, é mãe de dois filhos. A caçula, Rafaela, tem síndrome de Down e foi sua inspiração e motivação para mostrar, por meio da fotografia, o valor das pessoas que têm a síndrome. Hoje, “mais mãe do que fotógrafa”, como destaca, ela dedica a exposição à Rafaela e a todas as crianças, jovens e adultos que têm síndrome de Down.

“Tudo começou com o fato de eu ter buscado um curso para minha filha fazer e não ter encontrado. Muitas portas já foram fechadas para nós. Muitas delas eu arrombei e as deixei abertas para aquelas mães que ainda estão começando sua caminhada”.

Para a fotógrafa, há muito o que ser mostrado e discutido, quando o assunto é inclusão e preconceito contra as pessoas com a síndrome Down. Estas pautas, segundo ela, precisam ser discutidas amplamente, a fim de que elas possam ter mais apoio na superação das barreiras e limites impostos a elas pela sua situação. “É um assunto que deve ser tratado com seriedade, respeito e responsabilidade”, conclui Cecília.

A Exposição “47 Cromossomos e 1000 Possibilidades” fica no hall da Câmara para visitação gratuita até o fim de junho.

A síndrome de Down

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

A síndrome é a ocorrência genética mais comum que existe, acontecendo em cerca de um a cada 700 nascimentos, independentemente de raça, país, religião ou condição econômica da família.

Valorizando a cultura em Contagem

Se você é artista de Contagem e quer mostrar seu talento, a Câmara Municipal de Contagem está de portas abertas para você. O projeto Cultura na Câmara, iniciado no começo do ano passado, é mais um instrumento do Legislativo que visa à aproximação com a população, trazendo para o plenário da Câmara os artistas de Contagem.

A ideia é receber diversas manifestações culturais, como música, poesia, teatro, dança, artes plásticas, entre outros. As apresentações acontecem mensalmente, na primeira terça-feira do mês. Quem tiver interesse em participar do “Cultura Na Câmara” pode entrar em contato pelo telefone 3359-8748.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem