ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara realiza palestra educativa na Escola Leonardo Sadra

17 de agosto de 2018, por Leandro Perché

A Câmara  Municipal de Contagem, por meio da Escola do Legislativo, dá continuidade às ações da campanha contra o uso do cerol e da linha chilena, iniciada em junho com pronunciamentos dos vereadores em plenário e levada a toda a sociedade. Na manhã desta sexta-feira, 17 de agosto, foi realizado um conjunto de três palestras, formando um verdadeiro aulão, para os alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra, na Regional Sede.

O assessor especial da Escola do Legislativo, Alan Barbosa, apresentou aos estudantes a proposta da Câmara Municipal com a campanha e transmitiu a todos os cumprimentos do presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho (PV). Ele agradeceu a adesão e a parceria da Escola Municipal, saudando a diretora Ângela Maria Susin Ballardin e a todos os professores.

O Guarda Civil Municipal Paiva foi o primeiro a falar aos jovens, que ouviram atentamente o breve histórico sobre pipas e papagaios, desde a sua criação, na China antiga, a utilização como arma de guerra e veículo de comunicação até a chegada ao Brasil, trazido por comunidades quilombolas, sua evolução, e encaminhando a discussão para as consequências do uso das linhas cortantes.

A Cabo Verciani, do Corpo de Bombeiros, focou sua palestra nos riscos de empinar pipas e papagaios, que vão desde a simples queda até a morte de motoqueiros em decorrência de cortes provocados pelas linhas cortantes. “Somente este ano, dois motoqueiros perderam a vida aqui em Contagem em acidentes com linhas de cerol e chilena”, alertou, recomendando que a prevenção continua sendo a melhor alternativa, evitando o uso de cerol e/ou linha chilena. Ela concluiu com um alerta aos jovens, de que todo cuidado é pouco porque a vítima pode ser cada um de nós ou algum familiar.

Cabo Carla, da Polícia Militar de Minas Gerais, tratou mais especificamente dos aspectos legais que envolvem a ação de soltar pipas utilizando cerol e linha chilena. Ela enfatizou que o uso das linhas cortantes é crime, e mesmo os menores de idade podem sofrer sanções, como a apreensão por cometimento de ato infracional, e seus representantes legais, seguindo a legislação municipal e estadual, podem ser multados.

A Escola do Legislativo da Câmara de Contagem vai promover ainda mais uma palestra, dia 23 de agosto, no Plenário Vereador José Custódio, a partir de 9h, oportunidade em que receberá alunos de outras escolas municipais da cidade.

* Por Fleury Rosa

  • Para ver a galeria de fotos deste evento, clique aqui.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem