O pleito do último domingo, que colocou em votação os cargos de presidente, senadores, governador, deputado federal e deputado estadual, vai alterar a composição da Câmara de Contagem no próximo ano. O vereador e 2º secretário da Casa, vereador Léo Motta, foi eleito deputado federal pelo PSL – Partido Social Liberal com 51.073 votos.
Léo Motta, que está em seu segundo mandato na Câmara de Contagem, continua como vereador até o fim deste ano, e toma posse na Câmara Federal para a 56ª Legislatura (2019-2022) no dia 1º de fevereiro do ano que vem.
Quem vai ocupar a vaga deixada por Léo Motta no Legislativo municipal é seu suplente, Dr. Rubens Campos (PSDC), que já foi vereador de Contagem em duas legislaturas – 10ª (1983 a 1988) e 11ª (1989 a 1992).
Essa foi a primeira vez que Léo disputou uma eleição para deputado, e vem construindo sua candidatura desde o começo desse ano, quando se anunciou pré-candidato a deputado federal durante a 3ª Reunião Ordinária de 2018 da Câmara.
Para Léo Motta, que se manifestou no Grande Expediente da Reunião Ordinária da última terça-feira (09/10), os eleitores estão cada dia mais convictos e conscientes, e isso refletiu na renovação de mais da metade da Câmara Federal.
No próximo ano, dos 513 parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados Federais, 243 nunca ocuparam o cargo de deputado federal, ou seja, 47,37% deles. A renovação de mais de 50% se dá pelo fato de que outros 19 eleitos já foram deputados federais em outras legislaturas, mas atualmente não têm mandato na Câmara.
Vários vereadores usaram a palavra para fazer análises sobre o processo eleitoral e para parabenizar os vereadores Leo Motta e José Carlos Gomes (Avante), que apesar de não eleito, também se candidatou a deputado federal.
“Sou extremamente grato e trabalharei muito em favor da cidade. Moro aqui, sou nascido criado em Contagem, não vou me mudar daqui e vou discutir todos os dias as nossas demandas. Os contagenses acreditaram em mim e eu recompensarei com ações contundentes, ações para melhorar a vida do cidadão mineiro e de Contagem”, finalizou Léo.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...