ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto que obrigaria acessibilidade em prédios públicos é vetado e arquivado

24 de outubro de 2018, por Leandro Perché

Em maio deste ano, os vereadores de Contagem aprovaram um projeto de lei que obrigaria a Prefeitura a adaptar os prédios públicos, sejam próprios ou alugados, para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No entanto, nesta terça-feira (23/10), ao apreciar o veto total do prefeito Alex de Freitas (PSDB) a esse projeto, a maioria concordou com o Executivo, arquivando a Proposição de Lei 022/2018.

Na ocasião em que o projeto foi aprovado na Câmara, o autor, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), explicou que a proposta nasceu de debates com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e outras entidades representativas, e que o objetivo era garantir a acessibilidade especialmente para deficientes físicos nos órgãos públicos de Contagem. “Essas pessoas têm o mesmo direito de ir e vir de todos, mas não conseguem ter acesso a muitos desses prédios”, ressaltou na época.

Após aprovado em dois turnos na Câmara, o projeto seguiu para a Prefeitura de Contagem, que o vetou integralmente por considerá-lo ilegal e inconstitucional.

“A PL 022/2018 padece de inconstitucionalidade por afrontar o inciso XIV do art. 24 da Constituição Federal, uma vez que a competência concorrente para legislar sobre proteção e integração das pessoas com deficiência é da União, dos Estados e do Distrito Federal e não dos Municípios”, diz a justificativa de veto assinada pelo prefeito. “A presente proposição não observa as exigências previstas na Lei Complementar 101 de 2000 na medida em que cria despesas para o Município, sem a prévia estimativa de impacto orçamentário-financeiro e previsão de fonte para seu custeio” completa.

Na apreciação do veto nesta semana, Arnaldo de Oliveira manteve sua posição e foi um dos quatro votos contrários ao arquivamento da proposição. Os outros que votaram contrariamente ao veto do prefeito foram os vereadores Alex Chiodi (SD), Daniel do Irineu (PP), e Dr. Wellington Ortopedista (PDT). Houve também abstenção do vereador Bruno Barreiro (PV); e outros 14 votos foram pela manutenção do veto, levando ao arquivamento da proposição.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem