ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem ganha projeto de incentivo à inovação empresarial

24 de outubro de 2018, por lorena.carazza

Foto: Divulgação PMC

Os vereadores aprovaram esta semana um projeto de lei complementar que institui a política de inovação e apoio ao setor produtivo de Contagem por meio da criação do Sistema Municipal de Inovação e de programas que preveem concessão de benefícios e incentivos a novas empresas de caráter inovador em Contagem.

Em linhas gerais, o objetivo, de acordo com a justificativa anexa ao PLC, é impulsionar a internacionalização da economia contagense, estimular a inovação e o empreendedorismo inovador, entre outros. Como resultados esperados, a aceleração e o fortalecimento da economia local, geração de emprego e renda e melhoria dos serviços públicos.

O primeiro programa que o PLC 019/2018 cria é o Prodec – Programa de Desenvolvimento de Contagem, com o objetivo de fomentar a expansão de empreendimentos existentes e estimular a atração de outros novos. Para isso, o município promoveria, entre outras coisas, a melhoria da infraestrutura urbana, garantindo a estrutura e a diversificação do seu parque empresarial.

O segundo é o PRIIC – Programa de Incentivo à Inovação de Contagem, com foco no estímulo ao empreendedorismo inovador individual e das micro e pequenas empresas. Ele “destina recursos a projetos apresentados por empreendedores selecionados, mediante critérios e áreas prioritárias estabelecidas a fim de estimular e disseminar o empreendedorismo no município”, segundo o Executivo.

O terceiro e último programa criado pelo projeto de lei complementar é o Contagem LAB – Laboratório de Inovação de Contagem, que deverá incentivar ideias, ferramentas e métodos de modernização da própria gestão pública, resultando na eficácia da prestação dos serviços públicos e com foco na satisfação do cidadão.

Os três projetos poderão lançar mão de algumas ações para incentivar, praticamente, os novos empreendimentos e a expansão dos já existentes. Dentre elas estão: concessão de benefício e incentivo fiscal; incentivos fiscais e financeiros; apoio para execução total ou parcial de limpeza, preparação e terraplanagem de terras onde serão instaladas empresas beneficiadas pelo programa, abertura e pavimentação de vias públicas que facilitem o acesso às áreas das instalações, entre outros. Outros incentivos previstos são de natureza tributária, como redução de IPTU e ITBI, além de aplicação de alíquotas diferenciadas do ISSQN.

Os parâmetros, requisitos e limites para as concessões e incentivos serão definidas pela Secretaria Municipal de Fazenda. Já a coordenação dos projetos ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Haverá também atuação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, do Gabinete do prefeito e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

O vereador Daniel do Irineu (PP) reforçou, depois da votação em primeiro turno, a importância do PLC, principalmente por contemplar as Startups – empresas jovens que fogem do modelo tradicional de negócios e que propõem ao mercado produtos e serviços inovadores, geralmente relacionados e dependentes da tecnologia.

Alex Chiodi (SD) completou que não só a atração das empresas é importante, mas também os incentivos para que elas permaneçam em Contagem. “A cidade vem perdendo muitas empresas últimos anos, e espero que a Prefeitura, com apoio dessa Casa, consiga essa atração [de empresas], principalmente para melhorar o nível de desemprego que temos hoje no município”, concluiu.

Agora, o Projeto de Lei Complementar, com o acréscimo de uma emenda de liderança assinada pela maioria dos vereadores, segue para a sanção do prefeito Alex de Freitas, que terá o prazo de 60 dias para decretar a sua regulamentação, a partir da sua publicação no Diário Oficial do Município.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem