O Legislativo de Contagem aprovou nesta semana, em segundo turno e redação final, o projeto de lei (PL) do Executivo que institui o Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase), destinado a adolescentes em conflito com a lei no Município. A nova lei regula as modalidades de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade, atendendo à legislação federal, que estabelece que as medidas socioeducativas em meio aberto são de competência dos municípios.
Organizado pela política de Assistência Social sob responsabilidade da Secretaria de Defesa Social, o Simase vai atender a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos e jovens até 21 anos que tenham cometido ato infracional antes da maioridade, em cumprimento a medidas aplicadas pela Vara da Infância e Juventude de Contagem.
De acordo com o prefeito Carlin Moura (PCdoB), essa nova lei objetiva “estruturar processos, serviços e atores envolvidos na execução das medidas socioeducativas em meio aberto, visando à responsabilização do adolescente em conflito com a lei”. O texto do PL destaca, ainda, que o Simase buscará também a integração social do adolescente infrator e criar condições para sua inserção, reinserção e permanência no sistema de ensino, além de contribuir para seu acesso a direitos e assistência social.
Instrumentos e atividades
Uma ferramenta criada para esses fins é o Plano Individual de Atendimento (PIA), elaborado pelo setor jurídico, coordenação e equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), com participação do jovem atendido, seus pais ou responsáveis. Esse Plano fará a previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente que cometeu ato infracional, e irá atuar de forma personalizada na execução das medidas socioeducativas, considerando a idade, as capacidades e as circunstâncias pessoais do adolescente.
Entre as medidas que serão promovidas pelo Sistema estão atividades esportivas, recreativas, artísticas, culturais e de aprendizado relativo à cidadania, informática e capacitação para o mercado de trabalho. Para isso, além de usar recursos do Orçamento, o Simase poderá firmar parcerias com entes públicos e com a iniciativa privada para a concessão de estágios e trabalho para os adolescentes atendidos pelo programa.
A nova lei deve entrar em vigor nos próximos dias, após sua publicação no Diário Oficial de Contagem, e o Executivo terá um prazo de até 90 dias para regulamentá-la por decreto.
Encerrando as celebrações do aniversário de 114 anos de Contagem, a Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (04/09), a partir das 19h, a tradi...
A depressão e outros problemas de saúde mental tiram a vida de mais de 700 mil pessoas todos os anos no mundo, segundo dados de 2022 da Organização...
A maioria dos vereadores de Contagem prestigiou o evento de entrega do primeiro trecho da avenida Prefeito Newton Cardoso (Maracanã), realizado na ...