ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram melhorias em escolas municipais de Contagem

24 de abril, por Leandro Perché

Preocupado com a situação das escolas municipais de Contagem, nesta terça-feira (23/04), o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho (PV), apresentou requerimento solicitando melhorias para a Escola Municipal José Lucas Filho, localizada no bairro Fonte Grande. A solicitação mobilizou outros vereadores a debater a necessidade de obras e cobrar intervenções em várias instituições de ensino de Contagem.

Daniel Carvalho afirmou que a escola se encontra em estado de precariedade e sem condições de receber os alunos de maneira adequada. E ressaltou que outras escolas da região Sede, como a Escola Municipal Dr. Sabino Barroso, também enfrentam situações de precariedade estrutural.

“Educação de qualidade é direito de todos e é dever do poder público proporcionar um ambiente físico limpo, agradável e seguro aos cidadãos. Não podemos admitir que nossos alunos e profissionais sejam submetidos ao local insalubre como se encontram as escolas da cidade”, destacou o presidente.

Em visita do parlamentar à escola no Fonte Grande, na última semana, a diretora da instituição, Cleire Silva, contou que, durante as últimas férias, em janeiro, a escola foi invadida três vezes. Computadores e impressoras foram roubados, a única máquina copiadora foi danificada e a situação da rede elétrica, internet, telefones ficou ainda pior. Ela destacou, ainda, que os banheiros “estão sucateados, sem pias, com os equipamentos quebrados, sem portas, obrigando o compartilhamento dos sanitários por ambos os sexos”.

Ela relatou a falta de acessibilidade, e que, no período de chuvas, a situação é pior, pois “as salas ficam interditadas, o espaço das quadras alagado, há vazamentos na cantina e em diversas outras dependências do colégio”.

“A Escola José Lucas tem capacidade de ter mil alunos, mas tem hoje apenas 400, porque a questão estrutural é caótica. O ginásio está ruim, a quadra está ruim, a diretora me mostrou uma lata de escorpiões encontrados na escola, está toda pichada, banheiro quebrado. Há uma série de ações estruturais necessárias na escola”, pontuou o vereador, destacando, ainda, o empenho dos professores e funcionários, que trabalham sem as condições básicas.

Antes de passar a palavra, o presidente da Câmara fez um apelo para a administração municipal por intervenções nessas instituições de ensino. “Quero pedir à secretária de Educação e, em especial, ao subsecretário Sérgio Mendes, que olhem com carinho principalmente para essas duas escolas da Sede, que podem receber mais alunos, com mais qualidade”, destacou.

Outras escolas e demandas

Em aparte, vários parlamentares participaram da discussão reforçando a necessidade de reforma em várias unidades escolares do município. Zé Antônio (PT) parabenizou o presidente por levantar a questão e destacou que “a escola deve ser encarada pelo governo como a casa de cada criança”.

Integrante da Comissão de Educação da Casa, Alex Chiodi (SD) lembrou que, em 2017, cobrou melhoria nas escolas, e a Secretaria de Educação prometeu intervenções em 23 unidades de ensino, mas apenas 12 teriam sido atendidas. Ele reforçou que “as escolas precisam de atenção, e como falar em construir novas escolas em tempo integral, com gasto para a administração, se ainda temos escolas com estrutura impossível de receber alunos?”.

Chiodi citou, como obras que já deveriam ter sido entregues, as Umeis do Lúcio de Abreu e do Colonial, além de uma grande estrutura no Sapucaias. “É fácil cobrar das escolas particulares, mas é difícil dar exemplo nas públicas. Então, é questão de prioridades, e temos que fiscalizar e cobrar da Prefeitura”, disse o vereador, pedindo para assinar o requerimento de Daniel Carvalho.

Dr. Rubens Campos (DC), presidente da Comissão de Educação, ofereceu seu apoio, e defendeu que a construção das escolas em tempo integral e das novas Umeis devem caminhar junto com a reforma das unidades de ensino com problemas estruturais. No mesmo sentido, Daniel do Irineu (PP) reforçou a necessidade da entrega das obras de reforma e construção das escolas dentro do prazo estipulado pela administração.

 O vereador Caxicó (PPS) exaltou o requerimento do presidente da Câmara, pela urgência nas obras da Escola José Lucas Filho, mas pediu paciência para vereadores e comunidade em relação à construção e reformas das unidades de ensino. “A educação e a estrutura das escolas têm melhorado muito”, disse.

Por fim, Jair Tropical (PCdoB) também participou do debate, lembrando requerimentos seus por melhorias em escolas na regional Petrolândia, como a “Newton Amaral, Estáquio Junio Matosinhos e Eduarda Pereira, além da abertura da escola no Sapucaias III, que tem estrutura para ser uma das maioresde Contagem”.

Daniel Carvalho encerrou ressaltando a importância do debate e pedindo uma ação conjunta para a melhoria da estrutura das escolas de todas as regiões de Contagem. “Precisamos do apoio urgente da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Obras para reverter essa situação e proporcionar qualidade em todos os serviços ofertados”, concluiu o parlamentar.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem