ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão Externa de Saúde da Câmara visita mais uma UPA

22 de maio de 2019, por lorena.carazza

Na segunda visita da Comissão Externa de Saúde da Câmara Municipal de Contagem às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, vereadores fizeram, no último dia 13, uma inspeção na UPA Petrolândia. A ação relatada na reunião plenária dessa terça-feira (21/05) pelo presidente da Comissão, vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT).

Da mesma forma como foi feita a primeira visita, realizada no início do mês na UPA Nova Contagem, os vereadores Dr. Wellington, Jair Tropical (PCdoB) e Daniel do Irineu (PP) percorreram todas as instalações da UPA, conversando com usuários, servidores e diretores.

A primeira observação da Comissão com relação à UPA Petrolândia é o quadro clínico incompleto. “Com a UPA superlotada, atendiam lá apenas dois clínicos, o reforço não estava presente e o pediatra só chegou às 16h”, contou Dr. Wellington, segundo o qual o IGH, Organização Social responsável pela administração das UPAs e do Complexo Hospitalar em Contagem, não tem conseguido cumprir o quadro médico previsto em contrato.

Além da ausência de médicos, apenas um servidor fazia a coleta de material para análise laboratorial, o que, de acordo com a Comissão, é insuficiente diante da grande demanda da UPA, ainda mais em período de epidemia de Dengue pelo qual a cidade passa.

Outras observações foram feitas sobre a parte física e estrutural da UPA, como a necessidade de melhorar a ventilação da sala onde ficam os leitos de Pediatria e também o aumento do número de leitos. Foi apontada também a urgência no conserto do ar condicionado da sala de raio-x – o que, segundo Dr. Wellington, é necessário para que a máquina não sofra danos – e reparos gerais, como pintura e correção de infiltrações.

Apartes

O vereador Jair Tropical, em aparte à fala de Dr. Wellington, esclareceu que, mesmo com as necessidades listadas, o atendimento da UPA Petrolândia tem sido elogiado por algumas pessoas, especialmente porque a Pediatria era uma reivindicação antiga da população da região. Ele também pontuou que algumas melhorias na estrutura física serão feitas em breve, lembrando que, inclusive, destinou sua emenda parlamentar para o local.

O vereador Dr. Rubens Campos (DC), analisando o relato da Comissão de forma mais abrangente, salientou que além das melhorias na estrutura, é necessário valorizar os servidores para que, de fato, a Saúde possa oferecer um atendimento justo. “E, na medida do possível, é importante olharmos a situação das UBS [Unidades Básicas de Saúde], porque o paciente bem atendido na UBS, com exames e consultas em dia, tem chance menor de ir parar nas UPAs”, finalizou.

Por fim, o vereador Daniel do Irineu fez seu relato da visita, parabenizou os servidores da UPA, “que trabalham muitas vezes estrangulados pela falta de pessoal”, segundo ele, e denunciou a constante ausência do pediatra na Unidade. De acordo com o vereador, quase diariamente ele ou alguém da sua equipe vai pessoalmente à UPA e constata que o profissional da Pediatria não está presente.

Assim, o vereador pediu ações intensivas da Comissão de Saúde no sentido de verificar o edital do qual o IGH foi vencedor e comparar com o serviço que ele está entregando à população, “para que o dinheiro público não esteja indo para o ralo”.

Finalizando, Dr. Wellington pactuou com a fala do colega parlamentar, esclarecendo que as visitas, que vão continuar até que todas as UPAS e Complexo Hospitalar sejam vistoriados, têm o objetivo não só de verificar o atendimento e a estrutura dos locais, como também certificar que o contrato entre o IGH e a Prefeitura esteja sendo rigorosamente cumprido.

A próxima visita da Comissão Externa de Saúde da Câmara será no dia 30 de maio. O local não será divulgado, como decidido pela própria Comissão. Todas as visitas gerarão um relatório que, posteriormente, será apresentado formalmente à Câmara e à Prefeitura.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem