ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Saúde e Zoonose falam na Câmara sobre surto de Febre Maculosa em Contagem

6 de junho, por lorena.carazza

Diante da apreensão instalada no município depois da confirmação e da divulgação, pela grande mídia, dos dois óbitos causados pela Febre Maculosa em Contagem, o secretário municipal de Saúde, Cléber de Faria Silva, e o médico veterinário e diretor de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses da Prefeitura, José Renato de Rezende Costa, participaram da reunião ordinária da Câmara na manhã da última terça-feira (04/06).

O objetivo da visita foi divulgar todas as ações emergenciais que a Prefeitura adotou para a contenção do que eles chamaram de “surto localizado” da doença. Segundo José Renato, assim que confirmados os óbitos, na quinta-feira passada (30/05), foi montado um comitê emergencial intersetorial, composto pelas secretarias municipais de Saúde, Obras e Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, além do próprio Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo José Renato, além das duas mortes já confirmadas e oficialmente notificadas, há 21 pessoas internadas com suspeita da doença e dois óbitos estão sendo ainda investigados. Todas as pessoas, no entanto, tiveram contato com o carrapato transmissor da Febre Maculosa no mesmo dia e local, o que leva a crer que, atualmente, a “zona quente” – local de maior perigo de contaminação – está reservada a uma área de aproximadamente 12 hectares chamada de Vila Boa Vista, na Região do Nacional.

O local está a 500 metros da divisa com Belo Horizonte e, por lá, passam dois córregos que desaguam na Lagoa da Pampulha. Em 2017, um caso de Febre Maculosa já havia sido notificado no mesmo lugar, que é conhecidamente habitado por capivaras. São elas que transmitem a bactéria Rickettsia rickettsii para o carrapato. Depois, esses insetos contaminados, em contato por algumas horas com o organismo das pessoas, transmitem a bactéria e causam a Febre Maculosa.

Ações estratégicas

Os casos já foram notificados no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais – CIEVS Minas, e também já foram feitas as investigações ambientais e epidemiológicas habituais. “E as UBSs e Upas já foram orientadas a receber esses casos suspeitos de forma separada, voltadas para essa situação”, explicou José Renato.

A área de contaminação já foi isolada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o veterinário, colocar fogo no local é uma estratégia eficiente, porém descartada pelo Corpo de Bombeiros, por causa da proximidade das residências. Então, o fogo está sendo utilizado como forma de limpeza da área da margem dos córregos e o restante – a maior parte – da área está passando por capina, roçada e calagem (distribuição de cal), com a ajuda de tratores. Simultaneamente, haverá uma intensificação na limpeza de toda a Regional Nacional.

Além disso, a administração municipal já realizou um trabalho de panfletagem no local, de casa em casa, com vistas a orientar os moradores da região sobre os cuidados necessários. No domingo, agentes de saúde também borrifaram veneno no interior e na parte externa das residências que estão num raio de 500 metros do local original da contaminação das pessoas. O veterinário explicou também que em toda a região do Nacional – e mais intensivamente aos arredores dos córregos – estão sendo colocadas faixas de alerta para que as pessoas evitem o local.

Outra estratégia já colocada em prática pelo comitê emergencial foi o recolhimento dos grandes animais soltos em vias públicas da região – equinos e bovinos -, uma vez que, segundo José Renato, eles podem levar os carrapatos contaminados a outras regiões, aumentando a zona de infestação. “Esses animais, ao chegarem ao curral municipal, são imediatamente banhados com carrapaticida”, explicou.

Quanto às capivaras, segundo José Renato, drones estão sendo utilizados para o reconhecimento, localização e captura desses animais, uma vez que será necessário tratá-los. “Não é permitido eliminá-las [as capivaras] ou levá-las para outro local”, conta.

Vereadores se manifestam

O vereador Dr. Wellington Ortopedista (PDT) mostrou preocupação com a situação e parabenizou à equipe da Saúde do município pela eficaz investigação e diagnóstico dos casos. “Principalmente porque estamos num período de surto de doenças hemorrágicas, como a Dengue, cujos sintomas, a princípio, são parecidos com os da Febre Maculosa”, explicou. O parlamentar também questionou à Secretaria de Saúde sobre a aquisição dos medicamentos necessários para o tratamento da doença.

José Renato afirmou que o prefeito autorizou todos os gastos que forem necessários com medicamentos e insumos necessários, e a Secretaria de Saúde do Estado está dando suporte ao município: além da disponibilização do medicamento Doxiciclina – essencial no tratamento da Febre Maculosa –, os pacientes que apresentarem qualquer agravamento de sintomas serão encaminhados e recebidos de prontidão no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, referência em Infectologia do Estado.

Glória da Aposentadoria (PRTB), vereadora moradora da região, lembrou que a área do Nacional é cheia de carroceiros e quis saber sobre as ações do governo voltadas para essas pessoas e o cuidado com seus animais.

José Renato disse que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano tem o levantamento de todos os carroceiros da região – cerca de 90 – e todos os animais serão banhados com o carrapaticida. O ponto de referência para esses atendimentos serão as duas Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) da região do Nacional.

Rogério Marreco (PCdoB) reforçou que os banhos carrapaticidas são eficazes, mas que sua proteção dura pouco tempo, sendo necessária, então, a conscientização dos carroceiros, para que eles mantenham a regularidade nos cuidados com os cavalos.

Secretário responde questionamentos de Daniel do Irineu

A presença do secretário de Saúde na 17ª Reunião Ordinária da Câmara também serviu para que o Executivo prestasse esclarecimentos obre as ambulâncias paradas na Secretaria de Saúde e no pátio da Transcon que foram filmadas pelo vereador Daniel do Irineu.

O parlamentar recebeu essa denúncia na última semana pelas suas redes sociais e por isso visitou os locais onde os carros estavam parados e mostrou os registros em plenário, exigindo da Secretaria de Saúde uma resposta sobre a situação. “O que encontrei foram seis ambulâncias e um carro da Zoonose parados, sendo depredados e consumidos pelo tempo”, contou.

Daniel apontou, ainda, que alguns carros estariam com multas e documentação atrasadas, o que também estaria impedindo sua circulação, e que o município estaria pagando pelo aluguel dos carros parados.

O secretário esclareceu, em relação ao carro da Zoonose, que ele foi tirado de circulação por não estar mais apto para atendimento, por ser um veículo mais antigo e já muito utilizado, mas que o mesmo foi substituído pelo novo carro – o “castramóvel” – adquirido pelo município. “Aquele carro será leiloado e está parado aguardando o fim desse processo”, disse.

Sobre as ambulâncias, o secretário disse que, após a entrada da Organização Social (OS) que administra as Upas e o Complexo Hospitalar em Contagem, o IGH ficou responsável pelo transporte de pacientes da rede de urgência.

Assim, após o “redimensionamento” da demanda, algumas ambulâncias foram tiradas de operação e aguardam no pátio para serem recolhidas pela empresa que aluga os carros para o município. “Importante é deixar claro que não existiu e nem vai existir dano erário público em nenhum aspecto. O município não está pagando por nada que não esteja sendo utilizado”, finalizou Cléber.

O secretário disse ainda que os questionamentos colocados em pauta pelo vereador serão oficialmente acatados e respondidos pela Secretaria, assim como quaisquer outras questões e averiguações que sejam necessárias e demandadas pela Câmara.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem