ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Cultura na Câmara de julho traz apresentação de contorcionismo

5 de julho de 2019, por Lorena Carazza

As artes circenses foram a atração do mês de julho do Cultura na Câmara. Desde o começo do projeto, essa é a primeira vez que o circo é tema das apresentações culturais que acontecem toda primeira terça-feira do mês, no hall do prédio do Legislativo. A Associação Cultural, Esportiva e Artística Circo de La Luna, sediada em Nova Contagem, apresentou um número de contorcionismo com nove alunas.

Fundada em 2005 pelo educador físico e professor de artes circenses Ricardo Antônio, a Associação tinha por objetivo ministrar aulas circo para crianças e jovens carentes na região de Nova Contagem, baseando-se na rotina de treinamento e ensaios do Novo Circo, criado por Guy Laliberté em 1984 – fundador do Cirque du Soleil.

O projeto enfrentou dificuldades desde o início, sem espaço para acolher as crianças e jovens e sem equipamentos para desenvolver o treinamento, gerando muitas desistências. Com alguns apoios, o grupo continuou e já atendeu mais de 600 crianças, investindo em seu desenvolvimento cultural, intelectual e físico.

O Circo de la Luna treina em torno de 30 a 40 crianças e jovens de Nova Contagem e bairros adjacentes entre quatro e seis horas diárias, com aulas de artes circenses new circo, Ballet e Jazz e capoeira, na sede localizada na Av. Retiro dos Imigrantes, 380, bairro Retiro, próximo ao campo de futebol do Retiro.

O grupo já representou Contagem em ginástica rítmica em vários campeonatos e acumula troféus. Já participou do quadro “Se vira nos 30” do Domingão do Faustão, no programa do Silvio Santos, recebeu convites dos EUA e da Europa para apresentações, mas ainda enfrenta dificuldades com a falta de verbas e procura patrocinadores e apoiadores, principalmente para estruturar sua sede e arcar com custos de viagens. “Essas meninas tiveram a oportunidade de se apresentarem fora do país, mas não tivemos condições de realizar”, lamenta Ricardo.

Aproveitando a oportunidade em que recebeu o certificado de participação no Cultura da Câmara, Ricardo Antônio fez ainda um apelo. Ele falou sobre a necessidade de maior valorização da cultura na cidade e incentivo aos artistas locais.

O professor pediu também apoio aos vereadores, empresários e cidadãos comuns para o festival anual que a entidade organiza. “Este ano, estamos querendo fazer no Sesi Alvimar Carneiro e precisamos muito de ajuda financeira. Não temos apoio governamental nem empresarial”, disse.

Cultura na Câmara

Se você é artista de Contagem e quer mostrar seu talento, a Câmara Municipal está de portas abertas para você. A ideia é receber diversas manifestações culturais, como música, poesia, teatro, dança, artes plásticas, entre outras. As apresentações acontecem na primeira terça-feira de cada mês. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3359-8748.

Veja mais notícias

Vereadores debatem meia-entrada em eventos para profissionais de saúde

Projeto de Lei teve sua votação adiada para a próxima semana, por causa de debate sobre os impactos da medida no setor de eventos. Está na pauta d...

14 de novembro, por Leandro Perché

Contagem ganha mais 21 filhos ilustres em solenidade na Câmara

Em noite memorável nesta quinta-feira (13/11), 21 personalidades foram agraciadas, em solenidade na Câmara Municipal, com o Título de Cidadania Hon...

13 de novembro, por Leandro Perché

Projeto de lei busca garantir espaço para pessoas idosas na produçã...

Foi aprovado, em segundo turno e redação final, na reunião plenária da última terça-feira (11/11), o Projeto de Lei nº 321/2025, de autoria do vere...

13 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem