Dicas, estratégias e motivação. Foi assim que a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem iniciou o primeiro dia do Super Aulão Solidário para o Enem 2019. Nesta sexta-feira (04/10), mais de 300 alunos da Escola Estadual Professora Maria Coutinho, do Colégio Elizabeth Kalil e Instituto Maria Montessori participaram da aula de redação e gramática ministrada pela professora Flávia Rita, no auditório da Faculdade UNA Contagem.
De forma didática e objetiva, alguns assuntos foram abordados pela professora como possíveis temas para a redação. Feminicídio, inclusão social, reforma da previdência, educação domiciliar, crise hídrica e violência contra os indígenas foram alguns destaques.
Ela ressaltou a importância de pesquisar assuntos pautados pela mídia, ao longo do ano, como forma de preparação para a proposta solicitada; redigir um texto imparcial independente do tema e das convicções pessoais; evitar repetição de palavras; utilizar exemplos para contextualizar o argumento; ser objetivo e ainda ter tranquilidade para conseguir colocar no papel tudo que foi aprendido.
Ideia, coerência e execução do texto são os passos que o aluno precisa seguir para escrever sua redação composta de introdução, desenvolvimento e conclusão. Além da teoria, a professora fez considerações motivacionais durante toda sua aula.
“Eu acho que todo professor tem a função de inspirar pessoas. A gente não está ali apenas para transmitir um conhecimento estanque, pois isso a internet já oferece. O papel do educador é de inspirar seu aluno. Por isso, além do conteúdo, eu procuro mostrar para o aluno que ele pode e que o êxito depende muito dele”, afirmou Flávia Rita.
“Outra coisa que eu considero essencial é trabalhar a autonomia do educando. Ele tem que saber que gerencia seu próprio conhecimento. Aprofundar-se ou não numa determinada disciplina, e fazer mais ou menos exercícios vai depender do esforço e, principalmente, da ação individual. Então, eu sempre pondero isso em minhas aulas”, completou a especialista.
Estudante do 3º ano, Carolina Butti elogiou a iniciativa do Legislativo e a dinâmica da professora. “Achei o projeto muito legal, pois inclui as escolas públicas e privadas da nossa cidade. Além disso, a didática da professora é fundamental para o aprendizado”.
“Para mim, o Enem e o vestibular são de extrema importância, por isso, o Aulão Solidário e o material recebido serão de grande valia na hora dos estudos”, reforça a aluna Melissa Ângela.
Presente durante a atividade, o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho, lembrou que essa iniciativa de sua gestão prioriza a educação. “Nosso papel é romper os muros do Legislativo para oferecer benefícios, por meio de projetos que têm impacto direto na vida dos contagenses”.
Próximas atividades
Dando sequência ao projeto, a Escola do Legislativo, em parceria com a professora Flávia Rita, realizará, na próxima sexta-feira (11/10), mais uma edição do Super Aulão Solidário para o Enem 2019, no auditório da Faculdade UNA. Para mais informações: 3359-8750.
* Por Natália Rosa
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...