Escola do Legislativo realiza Super Aulão para o Enem 2019

Dicas, estratégias e motivação. Foi assim que a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Contagem iniciou o primeiro dia do Super Aulão Solidário para o Enem 2019. Nesta sexta-feira (04/10), mais de 300 alunos da Escola Estadual Professora Maria Coutinho, do Colégio Elizabeth Kalil e Instituto Maria Montessori participaram da aula de redação e gramática ministrada pela professora Flávia Rita, no auditório da Faculdade UNA Contagem.

De forma didática e objetiva, alguns assuntos foram abordados pela professora como possíveis temas para a redação. Feminicídio, inclusão social, reforma da previdência, educação domiciliar, crise hídrica e violência contra os indígenas foram alguns destaques.

Ela ressaltou a importância de pesquisar assuntos pautados pela mídia, ao longo do ano, como forma de preparação para a proposta solicitada; redigir um texto imparcial independente do tema e das convicções pessoais; evitar repetição de palavras; utilizar exemplos para contextualizar o argumento; ser objetivo e ainda ter tranquilidade para conseguir colocar no papel tudo que foi aprendido.

Ideia, coerência e execução do texto são os passos que o aluno precisa seguir para escrever sua redação composta de introdução, desenvolvimento e conclusão. Além da teoria, a professora fez considerações motivacionais durante toda sua aula.

“Eu acho que todo professor tem a função de inspirar pessoas. A gente não está ali apenas para transmitir um conhecimento estanque, pois isso a internet já oferece. O papel do educador é de inspirar seu aluno. Por isso, além do conteúdo, eu procuro mostrar para o aluno que ele pode e que o êxito depende muito dele”, afirmou Flávia Rita.

“Outra coisa que eu considero essencial é trabalhar a autonomia do educando. Ele tem que saber que gerencia seu próprio conhecimento. Aprofundar-se ou não numa determinada disciplina, e fazer mais ou menos exercícios vai depender do esforço e, principalmente, da ação individual. Então, eu sempre pondero isso em minhas aulas”, completou a especialista.

Estudante do 3º ano, Carolina Butti elogiou a iniciativa do Legislativo e a dinâmica da professora.  “Achei o projeto muito legal, pois inclui as escolas públicas e privadas da nossa cidade. Além disso, a didática da professora é fundamental para o aprendizado”.

“Para mim, o Enem e o vestibular são de extrema importância, por isso, o Aulão Solidário e o material recebido serão de grande valia na hora dos estudos”, reforça a aluna Melissa Ângela.

Presente durante a atividade, o presidente da Câmara de Contagem, vereador Daniel Carvalho, lembrou que essa iniciativa de sua gestão prioriza a educação. “Nosso papel é romper os muros do Legislativo para oferecer benefícios, por meio de projetos que têm impacto direto na vida dos contagenses”.

Próximas atividades

Dando sequência ao projeto, a Escola do Legislativo, em parceria com a professora Flávia Rita, realizará, na próxima sexta-feira (11/10), mais uma edição do Super Aulão Solidário para o Enem 2019, no auditório da Faculdade UNA. Para mais informações: 3359-8750.

* Por Natália Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *