ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores encaminham regulamentação das cavalgadas em Contagem

29 de outubro de 2019, por Leandro Perché

Esta semana é determinante para a regulamentação das tradicionais cavalgadas em Contagem. Nesta terça-feira (29/10), os vereadores aprovaram, em segundo turno e redação final, o projeto de lei que considera a prática das cavalgadas um bem cultural e imaterial do município. Além disso, na quarta-feira (30/10), às 19h, a Comissão de Meio Ambiente, Política Urbana, Rural e Habitação da Câmara realiza, no plenário da Casa, a audiência pública “Regulamentação das Cavalgadas, Rodeios e Similares em Contagem”.

Fruto de recentes debates em plenário, o PL 50/2019, proposto pelo vereador Vinícius Faria (foto) e co-autoria de Rogério Marreco, ambos do PCdoB, considera as cavalgadas como manifestações “que tem por finalidade reunir várias tradições e valores para as festividades culturais e sociais”.

O autor do projeto ressaltou a importância da prática para o município. “É algo de grande relevância não só para o nosso convívio social, para os meus amigos que andam à cavalo aqui em Contagem, mas para a cultura que temos das cavalgadas, que são comumente realizadas na cidade”, explicou Faria. “Tamanha é a importância das cavalgadas como patrimônio cultural que realizaremos, nesta quarta-feira, uma audiência pública, solicitada pelo vereador Zé Antônio, para debater o assunto”, completou.

Entusiasta da atividade, o vereador Zé Antônio (PT) pediu um aparte para ressaltar a importância da cultura rural no município. “Esse projeto mostra que vocês, Marreco e Vinícius, querem e têm coragem de cuidar dos nossos animais. Temos uma discussão na cidade, e as pessoas, muitas vezes, não percebem que temos proprietários que ainda tiram 2.500 litros de leite por dia, têm pessoas que têm haras com até 100 cavalos, que plantam arroz, milho; e as pessoas não percebem a importância da cultura rural e das cavalgadas em Contagem. Por isso, a regulamentação é tão importante”.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, destacou a necessidade de se aliar a preservação do patrimônio cultural com o respeito aos direitos dos animais. “Quero registrar a importância desta nova lei para a questão cultural, pois as cavalgadas são tradicionais na nossa cidade e reúnem, num grande evento esperado o ano todo, muitas pessoas, famílias, bairros específicos, comunidades religiosas. Sou favorável a essa e outras manifestações culturais, que trazem pertencimento e felicidade ao nosso povo, e contra os maus tratos aos animais”, concluiu o parlamentar, pedindo para assinar o projeto.

Veja mais notícias

Projeto dispensa uso de uniforme por estudantes com TEA em Contagem

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a linguagem a interação social e o comportam...

21 de novembro, por Leandro Perché

População em situação de rua ganha política integrada em Contagem

De acordo com dados estatísticos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Contagem tem quase mil pessoas em situação...

21 de novembro, por Leandro Perché

Movimento Negro de Contagem destaca importância do 20 de novembro n...

Foram 63 anos, a partir da abolição da escravatura no Brasil — último país das Américas a pôr fim à escravidão — até que o País tivesse sua primeir...

19 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem