ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara de Contagem celebra cultura do povo negro

25 de novembro de 2019, por Leandro Perché

Fé, tradição e liberdade. Foi assim que começou a manhã deste domingo (24/11) para quem participou da Missa Conga, na Igreja São Gonçalo, em memória da escravidão do povo negro e em um diálogo entre a liturgia católica e a religiosidade de matriz africana.

O evento realizado pela Câmara Municipal de Contagem, por meio de sua Escola do Legislativo, contou com a participação dos grupos da Guarda de Congo Jardim Industrial, Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário, Comunidade dos Arturos e Comunidade Ciriacos. O presidente da Casa, vereador Daniel Carvalho, e o vice-presidente, vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT), também acompanharam a missa.

Simbolizando a luta do povo negro no Brasil, a celebração foi iniciada ao lado de fora da igreja, em uma encenação com reflexões sobre igualdade e amor ao próximo. Reunidos, os grupos de congado entoaram o pedido para que as portas da igreja se abrissem e, assim, pudessem comungar daquele momento junto com os demais cristãos, deixando claro que, perante a Deus, todos são iguais – independentemente de sua cor, raça ou credo.

Num ritmo diferente, a missa celebrada pelo padre Márcio também trouxe palavras de tolerância, respeito e igualdade. “Que correspondamos o que o Senhor espera de nós”, enfatizou o pároco.

Na oportunidade, ele ainda lembrou de Zumbi dos Palmares e de todo impacto positivo que a cultura negra trouxe para os brasileiros em diversos aspectos como, por exemplo, música, gastronomia, história e tanto outros.

Por fim, o líder religioso citou Nelson Mandela: “ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.

O vereador Daniel Carvalho enfatizou que “o objetivo da celebração é valorizar a cultura da população negra e contribuir com a promoção de seus direitos sobre liberdade. Pela segunda vez, durante minha gestão, realizamos um evento de significado tão grandioso e tão necessário para garantir um futuro com mais igualdade e respeito para todos os povos”, concluiu o parlamentar.

Prêmio

Realizado em 2018, o projeto “Encontro da Consciência Negra – Que Contagem Quebre as Correntes” recebeu o prêmio “Cidades Inteligentes”. Ele foi reconhecido por proporcionar ao município a possibilidade de ampliar a igualdade racial promovendo respeito mútuo e valorização das diversas culturas.

Dia da Consciência Negra

Comemorado em todo Brasil, 20 de novembro foi a data escolhida por ter sido o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder negro de grande importância para a história de luta contra a escravidão no país e, em especial, no Nordeste. Como forma de valorizar o povo negro, a data foi instituída e passou a fazer parte do calendário, sendo feriado em algumas cidades.

* Por Natália Rosa.

Veja mais notícias

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promov...

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...

29 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem