ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara realiza extraordinária na sexta (13) para votar projetos importantes

10 de dezembro de 2019, por Leandro Perché

O Legislativo de Contagem realizará, na próxima sexta-feira (13/12), a segunda reunião extraordinária de 2019, para votar projetos importantes para a cidade, antes do encerramento do ano. Entre as matérias, destacam-se o Orçamento Municipal, a revisão do Plano Plurianual e a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, projetos que sofreram pedido de vista nesta terça-feira (10/12) – retirada de pauta e interrupção da tramitação por 72 horas.

Na reunião desta terça, além desses três projetos, cinco matérias que seriam apreciadas em primeiro turno tiveram a votação adiada por 72 horas. Os projetos de lei 24, 25, 26 e 27, todos relacionados à autorização para o Município contratar operações de crédito com instituições financeiras, ficaram para as próximas reuniões devido ao pedido de vista do presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, vereador Rogério Marreco (PCdoB). Todos eles receberam emenda do vereador Daniel do Irineu (PP).

Após muito debate, a votação em primeiro turno do Projeto de Lei Complementar 24/2019 também foi adiada, pelo fato de alguns vereadores entenderem que ele estaria associado à Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, ainda a ser votada. A matéria declara 25 terrenos “Áreas de Especial Interesse Social 2 (AIS-2) destinadas a implantação de empreendimentos habitacionais de interesse social enquadrados no Programa Morar Contagem”.

Além dos projetos adiados, podem entrar na pauta desta sexta ou da próxima terça (17/12) oito matérias que foram aprovadas em primeiro turno nesta semana. Os projetos de lei 32 ao 37 tratam de doação de imóveis, com encargos, para as seguintes empresas: Drogaria Wanessa; Ecogranito Indústria e Comércio; Iochpe Maxion; TCM Terraplanagem, Construções e Máquinas; Indústria e Comércio de Metais Pequi; e Pipe Sistemas Tubulares.

Também aprovados em primeiro turno foram o PLC 13/2019 – que trata do Sistema Municipal de Controle Interno – e o PL 30/2019, relacionado á desafetação de 28 bens públicos, a fim de alienar ou permutar os imóveis. Esta última causou polêmica e muito debate, com alguns vereadores questionando a necessidade e o impacto de se negociar terrenos do Município. Um pedido de vista foi rejeitado em plenário, e o projeto foi aprovado com 14 votos favoráveis e quatro abstenções – Daniel do Irineu, Dr. Wellington, Dr. Rubens e Jair Tropical. Ele foi acrescido de emendas que indicam a destinação dos recursos.

Tramitação encerrada

Na plenária desta terça-feira (10/12), três matérias foram aprovadas em segundo turno e redação final na Câmara, e seguem para a Prefeitura de Contagem. O PLC 23/2019 trata de algumas categorias de servidores da administração pública municipal. O PLC 08/2019 regula a cobrança de créditos não tributários pelo Município. E, por fim, o PL 31/2019 institui a Escola Municipal em Tempo Integral Professora Audrei Consolação Ferreira de Freitas Costa, no bairro Arvoredo, na regional Ressaca.

Veja mais notícias

Secretaria de Defesa Social presta esclarecimentos na tribuna da Câ...

A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, em atendimento à convocação da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Contagem, participou d...

7 de maio, por lorena.carazza

Projeto veda agressores de mulheres em cargos públicos em Contagem

Em 2021, Contagem ganhou uma importante legislação no enfrentamento à violência contra a mulher. A Lei 5.188/2021 veda a nomeação para funções públ...

6 de maio, por Leandro Perché

Maio Amarelo: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...

5 de maio, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem