ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto “Câmara Aberta” inicia suas atividades de 2020 com visita do projeto Mulheres da Paz

21 de fevereiro, por lorena.carazza

A Escola do Legislativo de Contagem inaugurou na última quinta-feira (20/02) a primeira edição do ano do “Câmara Aberta”, projeto que busca aproximar o Legislativo dos jovens e dos estudantes, promovendo visitas guiadas e palestras dentro do prédio da Câmara. Dessa vez, o público-alvo da atividade foi diferenciado: 16 mulheres e jovens participantes do “Mulheres da Paz”.

Trata-se de um projeto fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Contagem e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A secretaria municipal responsável pela execução é a de Defesa Social, mais especificamente pela Superintendência de Prevenção ao Uso de Drogas.

Ao longo de aproximadamente um ano, 100 mulheres e 60 jovens da Regional Petrolândia – envolvendo 10 bairros da região – participam de diversas atividades esportivas e de lazer, além de cursos e palestras sobre temas que incentivam a cidadania: direitos humanos, leis importantes, prevenção à violência e uso de drogas, sexualidade, paternidade responsável, até noções básicas de direito e empreendedorismo.

“Para os jovens, a ideia é mudar o foco. Trabalhamos com jovens de 15 a 24 anos de regiões vulneráveis, onde estão expostos a todo tipo de violência. Mostramos para eles outras possibilidades e oportunidades, para que possam traçar um caminho diferente”, explica Kátia Bordoni, Superintendente de Prevenção ao Uso de Drogas e uma das responsáveis pelo projeto. “Já para as mulheres, a ideia é fortalecê-las e prepará-las para que elas sejam multiplicadoras de conhecimento em suas regiões”, conta. 

Na presidência da Casa, os participantes do projeto escutaram do presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho, algumas explicações sobre o processo eleitoral nacional, estadual e municipal, além de vários motivos para o engajamento político.

“As pessoas, no geral, não querem saber nem entender a política, e isso só interessa a quem está no poder. Por que ganham sempre os mesmos políticos? Porque as pessoas desacreditaram e se desinteressaram. Mas o entendimento e a participação são o caminho para melhorar a sociedade”, disse.  

No plenário, eles tiveram uma rápida palestra e foram logo para a votação simulada de um projeto de lei. Sentados nas cadeiras dos vereadores, os participantes puderam entender um pouco sobre a dinâmica das votações que acontecem no plenário. 

Na ocasião, o projeto em apreciação pelos “vereadores” era a obrigatoriedade da disponibilidade de creches por parte das instituições de ensino superior para filhos dos estudantes matriculados, no período em que estejam em sala de aula. Por unanimidade, o projeto foi aprovado.

Alva Rodrigues Gonçalves assistiu atentamente às explicações e, na hora da simulação, fez o papel do presidente da mesa diretora. Ela, que já esteve no prédio da Câmara mas nunca havia entrado no plenário, saiu satisfeita com a experiência: “Foi excelente, é muito bom a gente entender como a política funciona. Eu vou repassar esse conhecimento para as outras pessoas que não vieram e que não têm a mínima noção do que acontece aqui, porque essa é a ideia do nosso projeto, a multiplicação”. 

Segundo Kátia, o projeto, que já estava com inscrições encerradas desde o ano passado, acabou de receber uma possibilidade de ampliação. Assim, pessoas da Regional Petrolândia interessadas em participar ainda podem entrar em contato pelo telefone 3198-8688. 

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem