ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Preocupação com filas nas instituições bancárias mobiliza os vereadores

7 de Maio, por Leandro Perché

Nas últimas semanas, grandes filas tem se formado na porta das agências da Caixa Econômica Federal em todo o país, por pessoas em busca de informações ou do saque do auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal. As aglomerações têm preocupado os vereadores de Contagem, sobretudo, por representar maior risco de propagação da Covid-19 e por manter as pessoas por muitas horas sem acesso a banheiro e água.

Um requerimento apresentado pelo vereador Alex Chiodi (SD) nesta terça-feira (05/05), durante a reunião remota da Câmara Municipal de Contagem, iniciou o debate de possíveis medidas para que a instituição bancária e o poder público possam agir de forma a acabar ou, pelo menos, amenizar o problema.

“Temos observado a maioria das pessoas, pela dificuldade de acesso às redes virtuais e internet banking, muitas delas idosas, ficando muitas horas nas filas da Caixa pelo auxílio emergencial”, declarou o parlamentar. “Um amigo comerciante sugeriu e requeremos que a Prefeitura disponibilizasse banheiros químicos próximos às agências, pois muitos idosos acabam precisando ir mais vezes ao banheiro, e os restaurantes e bares estão proibidos de receberem as pessoas, ficando impossibilitados de ajudar”, completou Chiodi.

O vereador citou a agência próxima à sede do Legislativo Municipal, que estaria “formando filas de quase 2 km, com as pessoas ficando por quatro ou cinco horas”. A agência também foi mencionada por Ivayr Soalheiro: “É uma coisa chocante a fila da Caixa ao lado da Câmara e nos deixa muito comovidos. Juntamos uma equipe de voluntários para distribuir máscaras e água para as pessoas nas filas. Mas é um dilema, porque, se damos água, eles precisam de um local para fazer suas necessidades fisiológicas”, destacou.

Soalheiro enalteceu o requerimento e sugeriu que, caso a Prefeitura ou o Banco não atendam a solicitação, que a iniciativa privada se envolva, incluindo os próprios parlamentares, para viabilizar banheiros químicos nesses locais. Outros vereadores apoiaram e se colocaram à disposição para ajudar, incluindo Dr. Wellington Ortopedista (Rep), Caxicó (Cid) e Zé Antônio (PT).

Necessidade de organização

O presidente da Câmara, vereador Daniel Carvalho (PL), destacou que “é lamentável essa situação, pois a concessão do benefício deveria ser melhor organizada, para que os beneficiários não precisassem ficar tanto tempo nas filas, passando por constrangimentos e colocando sua saúde em risco”.

Por sua vez, Dr. Rubens Campos (PSB) criticou o Governo Federal pela gestão da crise causada pelo novo coronavírus e pelas longas filas para a retirada do benefício. “São eles que devem resolver o problema, que eles mesmos criaram, acabar com a burocracia na concessão do benefício e acolher as famílias que precisam. Enquanto não temos uma solução, a proposta do vereador é interessante”.

Capitão Fontes (Pod) sugeriu que a Câmara solicite que a Copasa possa prover água potável, com veículos próprios ou copos de água descartáveis, na porta dos bancos. A sugestão foi prontamente acatada pelo presidente Daniel Carvalho, e Alex Chiodi acrescentou que também solicitaria o serviço.

Por fim, os vereadores Rogério Marreco (PCdoB) e Rubens Campos relataram a necessidade de reforçar a cobrança para que o Governo Federal e o Banco tomem providências para acabar com as filas. “Podemos minimizar o sofrimento das pessoas nas filas, levando água, banheiro, mas a responsabilidade é da Caixa Econômica e do Governo, que devem acabar com isso. O Ministério Público deu cinco dias de prazo para que o governo explique o motivo dessas filas, e temos que cobrar”, explicou Campos.

“Que a Prefeitura converse com as agências bancárias para disponibilizar esses banheiros e que a Câmara solicite que a Copasa faça a distribuição da água nas filas”, resumiu Chiodi. “O problema não foi criado pelo município, mas estamos tentando juntos solucionar o problema, buscando alternativas, e cobrando respostas da Caixa Econômica”, concluiu Daniel Carvalho.

Foto: Flavio Tavares / O Tempo.

Veja mais notícias

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza

Câmara recebe Fórum Mineiro Encerramento de Mandato e Fechamento de...

A Câmara Municipal de Contagem realiza, em parceria com a Brasil Master, na próxima segunda-feira (17/06), das 08h às 17h, o Fórum Mineiro Encerram...

13 de junho, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem