ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão da Câmara prepara convocações da CPI do Bolsa Moradia

24 de agosto, por Leandro Perché

Na primeira reunião ordinária da CPI do Bolsa Moradia, realizada nesta segunda-feira (24/08), os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de Contagem aprovaram requerimentos para solicitações de informações junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, entre outros órgãos e instituições, além da convocação de autoridades, testemunhas e possíveis envolvidos nos desvios financeiros do programa municipal.

Presentes no encontro, os vereadores Zé Antônio do Hospital, Daniel do Irineu, Silvinha Dudu e Alessandro Henrique apreciaram a ata da reunião realizada na última quinta-feira, que definiu as funções dentro da Comissão, e as solicitações que devem ser encaminhadas nos próximos dias.

Dentre os principais requerimentos: a convocação do ex-diretor do Programa Bolsa Moradia, principal suspeito do desvio de recursos, além do ex-subsecretário de Habitação, pasta à qual o programa é subordinado. A quebra do sigilo bancário e telefônico dos dois também será solicitada, bem como o compartilhamento de todas as informações, mesmo as sigilosas, que porventura forem coletadas pelo Ministério Público, Polícia Civil ou quaisquer outros órgãos de controle e investigação, inclusive a controladoria e a auditoria interna da Prefeitura Municipal de Contagem, que também atuam no caso.

Há ainda pedidos de esclarecimentos sobre a falta de respostas a ofícios anteriores dos vereadores sobre o tema, além da solicitação de relatórios detalhados sobre os beneficiários do Bolsa Moradia, sobre os funcionários envolvidos no programa, a fonte de recursos e os procedimentos internos.

De acordo com os membros da Comissão, “é importante investigar os desvios, identificar o destino dos recursos e punir os responsáveis, dando resposta à população, mas também garantir a continuidade do programa, sem atrasos nos repasses, para não prejudicar as famílias que necessitam do benefício”.

A perspectiva é que as convocações sejam feitas nos próximos dias, para que as primeiras oitivas da CPI ocorram já na próxima semana. Na reunião da quarta-feira (26/08), devem ser divulgadas as datas dos depoimentos de alguns dos convocados e os próximos passos da investigação.

Entenda o caso

A Controladoria-Geral da Prefeitura, órgão de controle interno do Executivo, identificou, no final de julho deste ano, indícios de desvios de recursos do Bolsa Moradia, programa municipal destinado a ajudar no pagamento do aluguel para aqueles que tiveram suas casas afetadas por calamidades, risco de desmoronamento ou desapropriação por causa de obras públicas. Atualmente, o valor do auxílio é de R$ 700 reais por família.

O órgão constatou vários pagamentos indevidos e depósitos em contas físicas e jurídicas de recursos do programa. Uma semana depois, o fato foi confirmado publicamente pelo próprio prefeito Alex de Freitas, em entrevista a uma rádio de grande circulação.

Até agora, a suspeita é de que a fraude tenha sido arquitetada e executada por uma única pessoa: um ex-servidor comissionado em cargo de diretoria e que foi exonerado no último mês de maio. Ainda de acordo com a Prefeitura, em apuração preliminar, a irregularidade pode ter começado em julho de 2018, sendo que março deste ano registrou o maior volume de desvios.

Segundo a Prefeitura, assim que constatada a irregularidade, a Controladoria-Geral e a Subsecretaria de Habitação protocolaram no Ministério Público, na 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Contagem, a solicitação de um Procedimento Investigatório Criminal. Agora, além da CPI da Câmara, atuam na investigação do caso uma equipe de auditoria da Prefeitura, o Ministério Público, a Polícia Civil e a Controladoria-Geral do Executivo.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem