ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão parlamentar especial vai acompanhar ações de redução de impacto das chuvas

12 de janeiro de 2021, por Lorena Carazza

Aconteceu, no fim da tarde de ontem (11/01), a primeira reunião da Comissão que vai acompanhar as ações do Comitê Gestor de Área de Risco – CGAR, cujo objetivo é minimizar os efeitos das chuvas, conforme Decreto 001/2021.

A Comissão foi solicitada pelo vereador Carlin Moura (PDT) durante a cerimônia de posse da 19ª Legislatura, ocorrida no dia primeiro de janeiro, em virtude das fortes chuvas que geralmente causam danos nesse período do ano. 

O presidente da Câmara, Alex Chiodi (Solidariedade), atendeu imediatamente a solicitação e já no primeiro dia útil deste mês publicou a Portaria 001/2021, constituindo a Comissão: Moara Saboia (PT), Carlin Moura (PDT), Léo da Academia (PL), Ronaldo Babão (Cidadania) e Silvinha Dudu (PV). 

Para a primeira reunião, além dos parlamentares, foi solicitada a presença da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A Major Stella Vieira, representante do Comando do 2º BBM, lembrou que já existe o Plano de Contingência do Município, em que há o mapeamento das áreas de risco.

“Temos trabalhado ao longo dos anos respondendo aos problemas, o que não é ideal. Temos as ferramentas para minimizá-los atuando preventivamente, e essa Comissão é essencial para nos auxiliar nisso”, pontuou a Major.

O comandante da 2ª Região da PMMG, Tenente Coronel Mattos, reforçou a necessidade de uma ação conjunta entre os diversos órgãos – defesa civil, polícia militar, corpo de bombeiros, entre outros. O vereador Ronaldo Babão lembrou, ainda, a importância em se acionar a Secretaria de Meio Ambiente.

“A poda e corte de árvores, em tempo oportuno, podem prevenir quedas e acidentes. Carros, residências e até escolas são atingidos e danificados pelas quedas de galhos e árvores durante os temporais, gerando não só prejuízo material, mas colocando muitas vidas em risco”, considerou o parlamentar. 

Moara Saboia solicitou também a inclusão da Transcon no debate. “Temos vários pontos de alagamentos já evidenciados, como a Trincheira do Itaú. É fundamental que a Transcon se antecipe para minimizar os problemas de tráfego nessas áreas”, defendeu.

O vereador Léo da Academia cobrou agilidade, uma vez que as chuvas fortes já atingem a cidade. “Foram muitas tragédias nos últimos anos, agora temos que correr contra o tempo e trabalhar para que a partir de 2022 tenhamos de fato um plano de ação”, reiterou. 

O presidente Alex Chiodi, informou que o objetivo dessa primeira reunião era já obter respostas, mas a Defesa Civil havia informado, pouco antes do início, a impossibilidade de participar. Chiodi leu a justificativa da ausência e um convite para uma nova reunião na Prefeitura na próxima quarta-feira. 

Diante do convite, o vereador Carlin Moura solicitou que, para esse próximo encontro, já fosse encaminhado um ofício com questionamentos da Casa à Prefeitura. “A ideia é que ao invés de levantarmos questões na quarta, já nos antecipemos para que tenhamos algumas respostas e possamos entender, de fato, o que está acontecendo e propor medidas mais rapidamente”, salientou o vereador.

Com a concordância de todos os participantes, o ofício foi encaminhado hoje (12/01) à Prefeitura e uma nova reunião está prevista para amanhã, quarta-feira. 

 

Veja mais notícias

Procuradoria da Criança e do Adolescente inicia sua atuação na Câmara

A Resolução 05/2025, recém aprovada pelos vereadores de Contagem, criou a Procuradoria da Proteção da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal....

16 de outubro, por Leandro Perché

Comissões Externas voltam a atuar na Câmara após quatro anos

O segundo semestre Legislativo de 2025 já é marcado pelo retorno das Comissões Externas da Câmara de Contagem, após quatro anos inativas na Legisla...

15 de outubro, por Leandro Perché

Projeto autoriza desafetação de imóvel no Cidade Industrial

A Câmara Municipal de Contagem aprovou, na terça-feira (14/10), o Projeto de Lei nº 12/ 2025, que autoriza a desafetação de bem público localizado ...

15 de outubro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem