ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Legislativo realiza extraordinária nesta sexta (26) por recursos do Fundeb

24 de março de 2021, por Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem realizará, na próxima sexta-feira (26/03), a partir das 09h, sua segunda reunião extraordinária de 2021. O objetivo da plenária, convocada nesta quarta-feira (24), será a apreciação do PL 07/2021, de autoria do Executivo, que trata da criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação).

O Fundeb é um conjunto de 27 fundos (26 estaduais e um do Distrito Federal) que serve como mecanismo de redistribuição de recursos destinados à Educação Básica. Trata-se de “um grande cofre” do qual sai dinheiro para valorizar os professores, além de desenvolver e manter funcionando todas as etapas da Educação Básica – desde creches, pré-escola, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No final do último ano, foi aprovada, em âmbito Federal, a Lei 14.113/2020, que regulamenta o Fundeb, determinando novas regras que devem ser cumpridas por estados e municípios, para fazerem jus aos recursos do Fundo. De acordo com o presidente da Câmara de Contagem, Alex Chiodi (Solidariedade), o objetivo do novo projeto é justamente adequar o Município a essa legislação.

Os artigos 33 e 34 da Lei Federal justificam o PL. “O acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos dos Fundos serão exercidos, perante os respectivos governos, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por conselhos instituídos especificamente para esse fim”, diz o Art. 33. “Os conselhos serão criados por legislação específica, editada no respectivo âmbito governamental”, completa o seguinte.

Caso sejam aprovados os pareceres das comissões parlamentares e o projeto em primeiro turno, o PL deve ser apreciado em segundo turno e redação final já na próxima terça-feira (30/03). Em seguida, ele segue para a Prefeitura de Contagem, e passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Saúde

Consta da pauta da reunião extraordinária desta sexta-feira, ainda, a votação em segundo turno e redação final do Substitutivo ao Projeto de Lei 16/2021, proposto pelo vereador Daniel do Irineu. Ele trata da política de atenção integral à saúde das pessoas com doenças raras em Contagem.

A matéria foi aprovada por unanimidade em primeiro turno na última terça-feira (23/03). Na ocasião, o autor destacou a importância da iniciativa. “O objetivo é integrar as políticas públicas de vários entes federativos sobre essa questão, a fim de melhorar o acesso aos serviços de saúde e à informação, reduzir a incapacidade causada por essas enfermidades e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças raras”, explicou Daniel.

Veja mais notícias

Filmes de Plástico recebe moção de congratulações

Marte Um, No Coração do Mundo, Temporada e Baronesa são algumas das mais de 20 produções da premiada produtora contagense Filmes de Plástico, que r...

31 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem