ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores comemoram ordem de serviço de restauro da Casa de Cacos

23 de abril, por Leandro Perché

Nos últimos cinco anos, dezenas de requerimentos e indicações foram apresentados na Câmara Municipal de Contagem solicitando a reforma e revitalização da Casa de Cacos, considerada patrimônio cultural da cidade. O presidente do Legislativo, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), além de Daniel Carvalho (PL) e Ronaldo Babão (Cidadania) foram os parlamentares da atual legislatura que cobraram o restauro e a preservação do equipamento.

Nesta quinta-feira (22/04), não apenas os vereadores, mas todos os contagenses comemoraram a assinatura da ordem de serviço para início das obras de restauro desse patrimônio histórico. Serão investidos R$ 2,4 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, para a reforma executada pela Restaurare Construtora Ltda, com prazo de entrega de um ano.

“Estamos muito felizes por a gente conseguir restaurar esse importante espaço, que ficou durante muitos anos sem intervenções. A obra vai possibilitar o resgate da nossa memória e vai permitir que a população volte a frequentar a Casa dos Cacos, fortalecendo o circuito cultural da cidade”, destacou a prefeita Marília Campos, em reunião virtual, que contou com a presença dos vereadores, do secretário de Obras, Marco Túlio Melo, da secretária de Cultura, Monique Pacheco, entre outras autoridades e convidados.

Alex Chiodi enalteceu a iniciativa e destacou a luta da Câmara por essa conquista. “É um momento especial, porque venho cobrando isso há mais de sete anos, e outros vereadores lutaram muito por esse momento. O nosso patrimônio histórico e cultural está abandonado há muito tempo, não apenas a Casa de Cacos, mas o Cine Teatro Municipal, a Capela Imaculada Conceição, entre outros. Esperada há mais de 15 anos, essa reforma vai ajudar a resgatar nossa identidade e memória, pois é uma casa de estilo único no mundo, faz parte da nossa história e merece nossa atenção e aplausos”, comemorou.

O projeto de restauro da Casa de Cacos, concluído em 2014 com verba liberada pelo Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, vai contemplar todo o imóvel, incluindo as peças ornamentais. Também será construído um anexo com café e área de convivência para receber os visitantes.

De acordo com a prefeita de Contagem, “a ideia é realizar um processo de maior visibilidade da Casa, iniciando um resgate do circuito cultural da Sede Histórica, incluindo intervenções em outros equipamentos – estamos, agora, buscando recursos para obras no Cine Teatro”, explicou.

Casa de Cacos

A Casa de Cacos é uma das poucas edificações do gênero no Brasil, construída com cacos de louças pelo geólogo aposentado Carlos Luiz de Almeida, a partir de 1963. Ele conseguiu a doação do terreno no bairro Bernardo Monteiro, que seria uma casa de campo para passar os finais de semana com a família.

Além da casa, móveis, objetos, utensílios, paredes, muros e até esculturas temáticas instaladas no quintal também foram revestidos de cacos. A casa ficou famosa em todo o Brasil, assim como o proprietário, que faleceu em 1989. Em 1993, a Casa de Cacos foi declarada de utilidade pública.

Desde então, como não houve intervenções significativas na casa, apenas limpeza, capina e troca de vidros, a situação estrutural da edificação se deteriorou consideravelmente. Em 27 de outubro de 2020, a Defesa Civil considerou o imóvel como de alto risco e solicitou a interdição e o isolamento do local em caráter emergencial, até que fosse realizada a manutenção

A Casa dos Cacos fica na Rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, bairro Bernardo Monteiro.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem