ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores comemoram ordem de serviço de restauro da Casa de Cacos

23 de abril de 2021, por Leandro Perché

Nos últimos cinco anos, dezenas de requerimentos e indicações foram apresentados na Câmara Municipal de Contagem solicitando a reforma e revitalização da Casa de Cacos, considerada patrimônio cultural da cidade. O presidente do Legislativo, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), além de Daniel Carvalho (PL) e Ronaldo Babão (Cidadania) foram os parlamentares da atual legislatura que cobraram o restauro e a preservação do equipamento.

Nesta quinta-feira (22/04), não apenas os vereadores, mas todos os contagenses comemoraram a assinatura da ordem de serviço para início das obras de restauro desse patrimônio histórico. Serão investidos R$ 2,4 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, para a reforma executada pela Restaurare Construtora Ltda, com prazo de entrega de um ano.

“Estamos muito felizes por a gente conseguir restaurar esse importante espaço, que ficou durante muitos anos sem intervenções. A obra vai possibilitar o resgate da nossa memória e vai permitir que a população volte a frequentar a Casa dos Cacos, fortalecendo o circuito cultural da cidade”, destacou a prefeita Marília Campos, em reunião virtual, que contou com a presença dos vereadores, do secretário de Obras, Marco Túlio Melo, da secretária de Cultura, Monique Pacheco, entre outras autoridades e convidados.

Alex Chiodi enalteceu a iniciativa e destacou a luta da Câmara por essa conquista. “É um momento especial, porque venho cobrando isso há mais de sete anos, e outros vereadores lutaram muito por esse momento. O nosso patrimônio histórico e cultural está abandonado há muito tempo, não apenas a Casa de Cacos, mas o Cine Teatro Municipal, a Capela Imaculada Conceição, entre outros. Esperada há mais de 15 anos, essa reforma vai ajudar a resgatar nossa identidade e memória, pois é uma casa de estilo único no mundo, faz parte da nossa história e merece nossa atenção e aplausos”, comemorou.

O projeto de restauro da Casa de Cacos, concluído em 2014 com verba liberada pelo Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, vai contemplar todo o imóvel, incluindo as peças ornamentais. Também será construído um anexo com café e área de convivência para receber os visitantes.

De acordo com a prefeita de Contagem, “a ideia é realizar um processo de maior visibilidade da Casa, iniciando um resgate do circuito cultural da Sede Histórica, incluindo intervenções em outros equipamentos – estamos, agora, buscando recursos para obras no Cine Teatro”, explicou.

Casa de Cacos

A Casa de Cacos é uma das poucas edificações do gênero no Brasil, construída com cacos de louças pelo geólogo aposentado Carlos Luiz de Almeida, a partir de 1963. Ele conseguiu a doação do terreno no bairro Bernardo Monteiro, que seria uma casa de campo para passar os finais de semana com a família.

Além da casa, móveis, objetos, utensílios, paredes, muros e até esculturas temáticas instaladas no quintal também foram revestidos de cacos. A casa ficou famosa em todo o Brasil, assim como o proprietário, que faleceu em 1989. Em 1993, a Casa de Cacos foi declarada de utilidade pública.

Desde então, como não houve intervenções significativas na casa, apenas limpeza, capina e troca de vidros, a situação estrutural da edificação se deteriorou consideravelmente. Em 27 de outubro de 2020, a Defesa Civil considerou o imóvel como de alto risco e solicitou a interdição e o isolamento do local em caráter emergencial, até que fosse realizada a manutenção

A Casa dos Cacos fica na Rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, bairro Bernardo Monteiro.

Veja mais notícias

Filmes de Plástico recebe moção de congratulações

Marte Um, No Coração do Mundo, Temporada e Baronesa são algumas das mais de 20 produções da premiada produtora contagense Filmes de Plástico, que r...

31 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores de Contagem aprovam alterações em impostos municipais

Projeto do Executivo promove renegociação de dívidas, mudanças na isenção do IPTU e aumento da alíquota do ITBI de 2,75% para 3% do valor do imóvel...

29 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem