ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova criação de selo para estabelecimentos seguros

11 de maio de 2021, por Lorena Carazza

Em mais uma ação em favor da contenção da Covid-19 no município, a Câmara de Contagem aprovou, nesta terça-feira (11/05), em reunião ordinária, o Projeto de Lei nº 043/2021, que cria o selo “ES2 – Estabelecimento Seguro e Saudável” na cidade.

O PL, de autoria do vereador Carlin Moura (PDT) e aprovado por unanimidade em plenário, pretende certificar os estabelecimentos privados, públicos e corporativos da cidade que cumprem de forma rigorosa os protocolos sanitários de funcionamento, levando em consideração as regras necessariamente impostas para o funcionamento dos serviços em época de pandemia.  

Dentre os itens que os estabelecimentos deverão respeitar para a garantia da certificação estão: estabelecer fluxos de circulação que respeitem a distância entre os clientes, colaboradores e usuários; utilização de sanitizantes corretos; disponibilização de álcool 70% ou lavatórios na entrada e saída de ambientes etc.

De acordo com o texto do projeto, a certificação com o selo ES2 será facultativa e, para obtê-la, será necessário apresentar aos órgãos competentes do Executivo – Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com as entidades sanitárias – os devidos planos operacionais que garantirão a segurança de clientes e colaboradores dentro desses espaços. 

“Assim como existem vários outros selos, o ES2 é uma forma de, já pensando no futuro próximo, quando as pessoas viverão sob uma nova realidade, criar no consumidor a confiança de frequentar aquele estabelecimento. Da mesma forma, será uma forma de melhorar a imagem e o produto daquele comércio”, disse Carlin, autor do projeto, na ocasião da sua votação em primeiro turno.

O vereador Abne Motta (DC) também se manifestou sobre o PL. “Fiquei muito feliz ao ler e estudar este projeto, porque além de autenticar o comércio que segue as regras, deverá facilitar também a fiscalização por parte do Executivo”, disse, ressaltando que o selo também poderá ser mais uma medida que evitará que as atividades econômicas sejam novamente suspensas na cidade. 

O PL 043/2021 segue agora para a Prefeitura, para que passe pela avaliação da prefeita Marília Campos. Caso seja sancionado, passará a valer como lei, e ficará a cargo de decreto do executivo a sua regulamentação.

Veja mais notícias

Iluminação da Câmara e Papai Noel abrem as celebrações do Natal em ...

Sob o céu ainda com as cores do crepúsculo, no início da noite, Contagem deu o primeiro passo rumo à magia que transforma dezembro em um mês de bri...

28 de novembro, por Leandro Perché

Proteção animal ganha mais uma legislação em Contagem

Setembro de 2025: “Três cachorros morreram enquanto estavam sob cuidados de um pet shop, em Americana (SP). Os animais pertenciam a uma família e t...

28 de novembro, por Lorena Carazza

Projeto garante mais segurança em praças e parques de diversão de C...

Quem nunca ouviu histórias ou viu na mídia notícias de acidentes com algum brinquedo de parque de diversões, de shopping ou de praças, que causaram...

27 de novembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem