No dia 18 de junho comemora-se mundialmente o Dia do Orgulho Autista. Celebrada pela primeira vez em 2005, por iniciativa do grupo Aspies for Freedom, dos Estados Unidos, a data tem o objetivo de mostrar a essencialidade do respeito à neurodiversidade, ou seja, as variações naturais no cérebro humano em relação a sociabilidade, aprendizagem, atenção, humor e outras funções cognitivas, como é o caso do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Em razão disso, a Tribuna Livre da 21ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, realizada nesta terça-feira (22/06), recebeu Josy Silva, presidente do Grupo Amais – Grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem – e representante estadual da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas (REUNIDA).
Josy, que além de militante da causa das pessoas com autismo é mãe de um adolescente autista, começou explicando o porquê da palavra “orgulho”. Segundo ela, trata-se do orgulho de buscar qualidade de vida e políticas públicas eficazes para todas as pessoas com TEA.
Em nome de todas essas pessoas e suas famílias, Josy pediu que as legislações e políticas públicas municipais já existentes em Contagem sejam, de fato, efetivadas e “saiam do papel”. Principalmente, segundo Josy, as que tratam da inclusão educacional, um dos maiores desafios relatados pelos pais de pessoas autistas em idade escolar.
O vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), que há décadas defende os direitos das pessoas com deficiência na Câmara, concordou com Josy, e exemplificou a luta pela efetivação da legislação com a falha de uma regulamentação em vigor na cidade. 
Proposta pelo ex-vereador Beto Diniz, em 2012, a Lei nº 4552 reconhece, em Contagem, a pessoa com autismo como pessoa com deficiência, garantindo a ela todos os direitos concedidos aos deficientes já previstos no município.
No entanto, segundo Arnaldo, desde o ano passado ele e o Grupo Amais lutam para que a Transcon conceda aos autistas a credencial para estacionamento especial para pessoas com deficiência. Embora a lei garanta a eles os mesmos direitos, a regulamentação da lei que trata do estacionamento especial só prevê o credenciamento para pessoas com deficiência motora, visual ou auditiva, o que nem sempre é o caso do autista. “Mas nós não vamos desistir, e isso é uma coisa que vocês [grupo Amais] mesmos nos ensinam todos os dias”, disse o vereador.
Na sequência, os vereadores Carlin Moura (PDT), Gegê Marreco (PTB), Glória da Aposentadoria (PSDB) e Daniel Carvalho (PL) parabenizaram Arnaldo de Oliveira e o Amais. O presidente da Casa, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), finalizou, e chamou atenção para a importância do Amais, que traz à luz de todos as necessidades deste público cujas dificuldades poucas pessoas conhecem.
Em tramitação na Câmara
Este ano, o vereador Daniel Carvalho apresentou o Requerimento nº 690/21 que pede ao Executivo a criação de um sistema de apoio e assistência para os pais de pessoas com TEA. É dele também o Projeto de Lei nº55/21, que institui o atendimento prioritário para autistas nos estabelecimentos públicos e privados em Contagem. O PL já recebeu parecer pela legalidade e admissibilidade da Procuradoria da Câmara e aguarda pareceres de Comissões para ir a plenário.
O vereador José Carlos Gomes (Avante) também propôs legislação sobre o assunto. O PL 087/21, que também já foi considerado constitucional pela Procuradoria e pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, propõe a criação da Carteira de Identificação do Autista (CIA). Ela que garantirá ao autista atendimento pessoal em instituições públicas do município para o trato de assuntos de seu interesse, estendendo este atendimento aos seus responsáveis legais.
Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...
A violência ainda faz parte da realidade de muitas brasileiras. De acordo com pesquisa do Instituto DataSenado, 3,7 milhões de mulheres sofreram al...
Novembro e dezembro são meses de mobilização contínua pelo fim da violência contra as mulheres. Do dia 20 de novembro a 10 de dezembro ocorre a cam...