ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comissão da Câmara avalia Escola Municipal Pedro de Alcântara Jr.

24 de junho, por Leandro Perché

A Comissão de Educação da Câmara de Contagem segue visitando as escolas municipais para avaliar as condições das unidades para o retorno das aulas presenciais. Nesta quinta-feira (24/06), os vereadores Pastor Itamar (PSC), Abne Motta (DC) e Carlin Moura (PDT) estiveram na Escola Municipal Pedro de Alcântara Júnior, no bairro Jardim Industrial.

Em conversa com a diretora, Geise Serafim, os parlamentares tomaram conhecimento das boas condições da escola e das práticas bem sucedidas nas atividades educativas durante a pandemia. A instituição atende 780 estudantes de dois anos idade ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) em 18 amplas salas de aula, com biblioteca, sala de vídeo e informática, quadras de esportes cobertas, cantina e grande estrutura física. E não há déficit de profissionais.

Durante este período, foram ministradas aulas e outras atividades on-line, por videoconferência em plataformas como Zoom e Google Meet; e oferecido material de apoio impresso e grupos de WhatsApp para cada turma. Os alunos da EJA, muitos deles haitianos, também têm contado com essas alternativas.

“Os professores usam o dispositivo pessoal e internet própria e, entre os pais e estudantes, temos adesão de cerca de 60%. O restante tem que recorrer às atividades impressas”, explica Geise Serafim. “Fazemos a busca ativa daqueles que não aparecem, primeiro com os professores, que têm a lista dos alunos e o telefone; quando não conseguem, passam para o pedagogo; e, em caso de insucesso, eu assumo a responsabilidade, em última instância, até recorrendo ao conselho tutelar”, completou a diretora.

A gestora informou que, nos últimos meses, tem investido em material e estrutura para que a unidade tenha condições de receber os estudantes com segurança. A escola passou por reforma recente, com recursos do Pró-Escola e da Caixa Escolar, “inclusive para atender o protocolo da Covid-19”, com lavatórios nos pátios e bebedouros higienizados; e houve compra de 120 face shield (protetor facial), caixas com 500 máscaras, sabonete líquido, álcool gel e seus dispensadores – alguns já instalados nas salas de aula.

“Estruturalmente, já temos condições de receber os alunos. Minha posição é que, com os professores tomando a segunda dose da vacina contra a Covid-19, não vejo porque não voltarmos com as atividades presenciais. Seria interessante as crianças serem vacinadas, sim, mas seria seguro com a imunização dos professores, pois os avós dos alunos já estão vacinados, os pais com comorbidades também. Para preservar aqueles que não estão, vamos manter os protocolos e cuidados na escola”, explicou a educadora.

Para o retorno, ela defende uma atenção especial aos alunos de alfabetização, que necessitam de “um trabalho individualizado, inclusive os do segundo ano, que passaram este período sem essa intermediação do professor; há necessidade de um profissional a mais para essas turmas, para que a base seja bem feita, e esses estudantes não fiquem com sequelas”. Nesse sentido, Carlin Moura defendeu um programa municipal de aceleração da alfabetização.

Os vereadores ficaram impressionados com a estrutura apresentada, inclusive com a informação que o número de alunos aumentou durante a pandemia. E sugeriam utilização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e outros recursos, para a informatização e modernização das unidades de ensino, a fim de facilitar as atividades educacionais no período de adaptação.

O presidente da Comissão, vereador Pastor Itamar, informou que, na próxima semana, o relatório sobre a Escola Municipal Pedro de Alcântara Júnior deve ser apresentado em plenário e encaminhado à Prefeitura. “O que vimos foi uma escola bem cuidada e preparada, com uma estrutura física em perfeito estado, sem riscos de segurança, quadro de servidores completo e com condições de avançar no retorno às atividades presenciais”, analisou o parlamentar.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem