ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova LC que adequa a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo de Contagem

20 de setembro de 2021, por lorena.carazza

A Câmara aprovou, na última terça-feira (14/09), um Projeto de Lei Complementar (PLC 005/2021) que altera um artigo da Lei Complementar nº 295/2020, que disciplina a  Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo (LPOUS) de Contagem. Depois de um pedido de vista requerido no final de agosto pelo próprio autor do PLC, vereador Daniel Carvalho (PL), a proposição enfim foi aprovada com 16 votos a favor e três votos contrários.

A proposta foi criticada por movimentos ambientalistas da cidade, que compareceram na Câmara na ocasião das duas votações do projeto. Para eles, o PLC pode trazer prejuízos ao meio ambiente, em especial à região da bacia de Vargem das Flores, uma vez que ele aumenta, em casos específicos, a área de impermeabilidade de 30% para 50% em alguns empreendimentos.

Questionado, o vereador Daniel Carvalho explicou que o PLC não tem o objetivo de flexibilizar a Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo, mas apenas corrige uma distorção jurídica. Isso porque antes da alteração da LPOUS, feita pela Lei Complementar nº 295/2020, a norma válida era a de 2010, instituída pela Lei Complementar nº082/2010

Nesta norma, ainda não havia a obrigatoriedade de manter uma área permeável de 70% nos empreendimentos construídos em APMs (Áreas de Preservação de Mananciais). Esta taxa, nos termos da LC 082/2010, permitia que até 50% da área construída fosse impermeável. Desta forma, alguns empreendimentos que foram iniciados antes da norma de 2020 foram prejudicados quanto à sua continuidade e licenciamento. 

“Essa proposta muda a taxa de permeabilidade apenas dos empreendimentos que já estavam aprovados sob a perspectiva do PLC 082/2010. Na prática, apenas quatro loteamentos serão alcançados por esta lei complementar, e estão localizados nos bairros Solar do Madeira, Ouro Branco e Quintas Coloniais. Sempre votei a favor de normas restritivas e pela preservação do meio ambiente, e estou disposto a retirar o projeto de pauta caso seja provado que esta alteração compromete de verdade a Bacia de Vargem das Flores”, disse o autor, na reunião de 31 de agosto, quando pediu vista ao PLC.

O vereador Carlin Moura (PDT) também comentou o projeto, na sua votação em segundo turno. Ele repetiu a mesma votação do primeiro turno, favorável ao PLC 005/2021. Para ele, a proposta é correta do ponto de vista jurídico e traz apenas uma adequação, sem alterar, de fato, o conteúdo da nova Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo de 2020. 

“Entendo que o PL diz respeito àqueles empreendimentos que já estavam em andamento e aprovados pelo poder público antes de 2020, seguindo as normas vigentes à época do início de suas construções. O que o Projeto faz é resguardar os empreendimentos que já estavam autorizados a darem andamento nos termos da legislação vigente à época”, explicou.

Agora, o PLC segue para a Prefeitura para avaliação da prefeita Marília Campos. 

 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem