A Câmara de Contagem, em consonância com a Legislação Federal, tem reforçado cada vez mais o aparato legislativo que defende e resguarda os direitos dos animais. Acaba de ser aprovado, em segundo turno e redação final e por unanimidade entre os parlamentares, um projeto de lei do vereador Daniel Carvalho (PL) que pretende proteger os animais domésticos de possíveis maus-tratos.
O PL 122/2021 foi apreciado em plenário nesta terça-feira (21/09), durante a 31ª reunião ordinária da Câmara. Caso seja sancionado pelo Poder Executivo, a proposta se tornará lei municipal e, a partir de então, clínicas, consultórios e hospitais veterinários, bem como pet shops e outros estabelecimentos que recebem e atendem animais domésticos, serão obrigados a comunicar imediatamente à Polícia Militar qualquer caso constatado de maus-tratos.
Desta forma, o denunciante deverá passar as informações como nome, endereço e contato do tutor do animal no momento do atendimento, bem como listar detalhadamente a situação de saúde e procedimentos adotados no momento da consulta veterinária.
Para o autor do projeto, que já acumula mais de vinte projetos relativos à causa animal desde o seu primeiro mandato, a discussão sobre a defesa e os direitos dos animais veio para ficar.
“Tem sido assim no Congresso, na Assembleia de Minas e aqui, na nossa Casa, onde esse debate é corriqueiro e vem ganhando cada vez mais espaço”, disse, explicitando a sua expectativa de que a prefeita Marília Campos, além de sancionar a proposta, contemple na próxima reforma administrativa um órgão municipal específico para cuidar da proteção animal.
2021: o ano dos direitos dos animais na Câmara
Desde o começo deste ano, a Câmara tem se mostrado atuante na causa animal. Em janeiro, antes mesmo do início da sessão legislativa de 2021, a presidência da Casa já recebia um grupo de protetores de animais e defensores da pauta do retorno das castrações no município, que haviam sido interrompidas em março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19.
Já no mês de abril, algumas iniciativas fortaleceram a causa, como a apresentação de um outro projeto de lei do vereador Daniel Carvalho, que institui a campanha “Abril Laranja”, mês de prevenção contra a crueldade animal, a criação da Comissão Especial de Defesa do Direito Animal e Zoonoses e a realização de uma audiência pública sobre o assunto.
Também tramitam na Câmara dois projetos de lei do vereador Hugo Vilaça (Avante): um trata do acesso de animais em abrigos emergenciais, casas de passagem, albergues e centros de serviços destinados ao atendimento às pessoas em situação de rua, e outro proíbe o adestramento agressivo e invasivo contra animais domésticos.
Já do vereador Carlin Moura (PDT), foi aprovado no mês passado o Projeto de Lei 44/2021, que inclui, entre os canais de comunicação da Prefeitura de Contagem, o “Disque Denúncia de Violência Contra os Animais”.
Além disso, vários foram também os requerimentos e indicações apresentados pelos vereadores relativos à causa animal, incluindo a destinação de emendas parlamentares especificamente para a melhoria dos equipamentos e instalações da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Contagem, como foi feito pelo vereador Bruno Barreiro (PV), no ano passado.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...