ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Guarda Civil completa 16 anos e marca presença na Tribuna Livre da Câmara

5 de outubro, por lorena.carazza

A Guarda Civil de Contagem completa 16 anos neste mês de outubro e estão previstos três dias de eventos comemorativos, iniciando na próxima sexta-feira (08/10), e encerrando no domingo (10/10), com uma ação social na Praça da Jabuticaba.

Em razão do aniversário da corporação, a Tribuna Livre da Câmara desta terça-feira (05/10) foi ocupada pelo comandante da Guarda, Wedisson Silva, que apresentou a atuação da corporação ao longo dos últimos nove meses e reforçou o trabalho e a importância da Guarda como integrante das forças de Segurança Pública. Nas galerias do plenário, estavam presentes alguns Guardas Civis e a secretária municipal de Defesa Social, Paola Soares.   

Segundo Wedisson, de primeiro de janeiro a 30 de setembro de 2021 a Guarda Civil de Contagem atendeu 16.041 ocorrências, incluindo recolhimento de animais silvestres e encaminhamento para o Ibama, resgate de animais domésticos e a condução à Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (CCZ), atividades lúdicas e preventivas nas escolas, patrulha em todo o entorno da Vargem das Flores, apoio ao Corpo de Bombeiros e Transcon, capacitações e apoio à Defesa Civil.

Além disso, o comandante destacou o reconhecimento da Banda da Guarda Civil, que este ano passa a ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Contagem aprovado, em agosto, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac). Wedisson também enfatizou o pioneirismo da Guarda na escolta das vacinas. “A Guarda Civil de Contagem é a única do Estado e talvez do País que realiza a escolta das vacinas da Covid-19, diminuindo em até dois dias a chegada dos lotes à cidade”, explicou.  

Ainda de acordo com Wedisson, a Guarda Civil vive um momento importante, já que tem trabalhado de forma integrada com todos os órgãos e secretarias da administração pública, inclusive do Estado. Porém, há alguns entraves à sua plena atuação, que seguem sendo cuidadosamente discutidos pela corporação, com apoio do Executivo Municipal.

Wedisson aproveitou também para listar o portfólio de trabalho da Guarda Civil, que inclui patrulhamento preventivo a pé e motorizado; apoio aos órgãos fiscalizadores do município; Grupamento Ambiental; Patrulha Social de Proteção à Mulher; Grupo Especial de Proteção Comunitária Escolar; Patrulha SUS; Patrulha Cultural; setor de Inteligência e a fiscalização de trânsito. 

Desafios

O comandante Wedisson Silva listou alguns aspectos que precisam ser devidamente discutidos e avançados. Primeiro, a relação de proximidade da Guarda Civil com a população, haja vista que o papel da Guarda não é claro para muitas pessoas, apesar de serem bem definidos na Lei Federal 13022/2014, a lei que institui normas gerais para as guardas municipais. 

Outra questão é a necessária e urgente permissão de acesso da Guarda Civil ao banco de dados de segurança pública, o Reds (Registro de Eventos de Defesa Social), atualmente permitido somente para as polícias militar e civil. Também é de suma importância, de acordo com o comandante, a consolidação da Lei Federal 13756/2001, que trata do Fundo Nacional da Segurança Pública, a fim de fortalecer as Guardas.

Em relação às ações exclusivamente municipais, Wedisson falou sobre a intenção de promover a descentralização da Guarda Civil, que hoje tem apenas três pontos fixos (inspetorias), com o objetivo de aumentar ainda mais a interação com a população e a eficácia do trabalho de proteção patrimonial e da vida.

O vereador Carlin Moura (PDT) parabenizou o comandante e o trabalho da corporação, considerando-a uma das guardas mais referendadas do País, e deu ênfase ao trabalho e empenho da Guarda na implantação do videomonitoramento da cidade, iniciado em 2015. Carlin defendeu, por fim, que haja avanço na criação do Plano de Carreiras dos Guardas Civis de Contagem.

Agradecendo as palavras do vereador e ressaltando o amplo conhecimento do parlamentar sobre as questões que envolvem a Guarda Civil, o comandante disse que as negociações estão adiantadas com a Prefeitura. Ainda de acordo com Wedisson, a realização de um novo concurso também é um anseio da corporação. 

Atualmente com um efetivo de 400 membros, a legislação federal garante que este número pode girar em torno de 1400. Isso porque, para municípios com mais de 500 mil habitantes, é permitido que o efetivo seja correspondente a 0,2% da população. Encerrando a Tribuna Livre, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), disse que a Casa está comprometida em apreciar os projetos relativos à Guarda Civil tão logo eles cheguem ao Legislativo.     

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem