ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara sedia audência pública sobre o combate ao trabalho infantil

8 de outubro, por lorena.carazza

A Câmara Municipal de Contagem sediou, na manhã desta quinta-feira (07/10), a audiência pública “Compreender para Enfrentar: os desafios cotidianos do trabalho infantil”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O evento contou com a participação de vários órgãos municipais e estaduais, todos integrantes da rede de combate ao trabalho infanto-juvenil, incluindo a Comissão Municipal Permanente de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Competi), o Conselho Tutelar, o Ministério do Trabalho, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o Fórum Estadual de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA/MG), e o Ministério Público do Trabalho, por meio da sua Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente.

Presidindo a mesa de participantes, na primeira etapa da audiência, a vereadora Moara Saboia (PT) ficou responsável pela condução dos debates. Em sua fala inicial, a vereadora reforçou a importância das discussões em torno do tema do trabalho infantil, sobretudo neste momento de crise econômica.

“Sabemos que o agravamento da pobreza é também o agravamento da exploração de nossos adolescentes e jovens”, disse a vereadora, lembrando que a audiência acontece dias depois da aprovação do Cartão Social de Contagem, programa municipal de distribuição de renda que visa a dar mais dignidade às famílias de baixa renda. 

A vereadora Daisy Silva (Republicanos), também presente na audiência pública, destacou os efeitos negativos da pandemia na renda familiar e suas possíveis consequências para as crianças e adolescentes. “Este é um dia histórico, e essas ações que serão sugeridas aqui, a partir desta audiência, vão tornar mais efetivo o combate ao trabalho infantil”, disse. 

Diagnóstico municipal

Um dos principais pontos da audiência pública foi a apresentação do diagnóstico sobre o trabalho infantil na cidade de Contagem, realizado e apresentado pela Unilivrecoop, uma instituição não governamental, de economia solidária, fundada em 2005, composta por uma equipe de pesquisadores que se identificam com as causas dos direitos humanos e sociais.

O diagnóstico, encomendado pela administração municipal, foi feito por meio de consulta a vários bancos de dados oficiais, como IBGE, Saeb, Datasus, Inep, Suas e também dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Além disso, foram realizados trabalhos de campo e entrevistas.

Além de conter toda a legislação municipal, estadual e federal que dispõe sobre o trabalho e exploração infanto-juvenil, o relatório produzido traz o retrato do trabalho infantil em Contagem dividido por regionais, idade, sexo, raça/cor e faixa socioeconômica, possibilitando uma intervenção pontual e mais eficaz da rede de erradicação do trabalho infantil. 

O documento também analisa a estrutura desta rede, seu nível de articulação e a oferta de trabalho protegido na cidade, uma das alternativas para o trabalho informal e degradante das crianças e adolescentes.

Em suma, o relatório aponta que 26,5% da população de Contagem é formada por crianças e adolescentes, considerados de 0 a 17 anos, sendo que a maior faixa de incidência de trabalho é de 10 a 17. As regionais Eldorado e Vargem das Flores lideram a lista do trabalho infantil irregular, considerando tanto o trabalho dentro quanto o fora de casa. 

No geral, Contagem está a frente de Belo Horizonte no que diz respeito à porcentagem de crianças e adolescentes em trabalho desprotegido e irregular, e atrás dos números de Betim. Em Contagem são 16%, enquanto a média nacional e estadual é de 18%. 

Outro número importante apresentado foi a oferta municipal de trabalho protegido, ou seja, aquele trabalho regular e legalizado, que envolve a capacitação do menor aprendiz e sua posterior contratação. A conclusão é que Contagem tem capacidade de oferecer 5045 vagas, mas atualmente há apenas 2774 menores aprendizes contratados, o que mostra que a cidade tem e pode expandir esta oferta.

Por fim, foram apresentados alguns encaminhamentos e conclusões, que passam pela necessidade da inclusão do tema nas escolas, pela atenção à subnotificação dos casos, pela criação e manutenção de um sistema integrado de registro de notificações e a ampliação da oferta de trabalho protegido. 

Toda a audiência pode ser assistida pelo canal da Câmara Municipal de Contagem no Youtube e também pela sua página do Facebook. O relatório e o diagnóstico do trabalho infantil na cidade, apresentado na audiência, em breve estará disponível no site da Prefeitura Municipal de Contagem.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem