ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto “Ser Mãe” propõe prevenção e tratamento da trombofilia na rede pública

17 de novembro, por lorena.carazza

Em Contagem, toda mulher gestante atendida na rede pública de saúde deverá ter direito à realização dos exames que investigam e detectam a trombofilia. Isso é o que pretende instituir o Projeto de Lei nº 164/2021 – “Projeto Ser Mãe”, de autoria do vereador Bruno Barreiro (PV), aprovado em segundo turno e redação final da reunião da última terça-feira (16/11).

Aprovada por unanimidade entre os vereadores, a proposta é que desde o primeiro atendimento da gestante na rede pública de saúde do município, seja garantida a investigação e a possibilidade de diagnóstico da Trombofilia, assim como o tratamento desta enfermidade.

A trombofilia é uma hipercoagulabilidade sanguínea, ou seja, uma condição em que a pessoa tem maior facilidade de formar coágulos de sangue nas veias e artérias, graças ao mal funcionamento das enzimas do sangue responsáveis pela coagulação. Na gravidez, a trombofilia representa sério risco de abortos repetitivos e riscos acentuados de problemas no desenvolvimento do bebê e, até mesmo, de morte materna durante e no pós-parto.   

Em plenário, o vereador Bruno Barreiro agradeceu a aprovação da matéria pelos colegas parlamentares e disse que acredita na sanção da prefeita Marília Campos. Caso a proposição seja sancionada, passa a valer como lei municipal a partir da sua publicação no Diário Oficial do Município. Caso seja vetada, ela retorna para a Câmara, onde os vereadores poderão manter ou derrubar o veto do Executivo. 

Veja mais notícias

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem