ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Plano de Carreira da Guarda Civil é aprovado em Contagem

24 de fevereiro de 2022, por lorena.carazza

Enfim os Guardas Civis de Contagem podem comemorar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da categoria. Aprovado em segundo turno e redação final em reunião extraordinária da Câmara Municipal de Contagem na manhã desta quinta-feira (24/02), o Projeto de Lei Complementar 001/2022 segue, agora, para sanção da prefeita Marília Campos.

O projeto contém 32 artigos que estabelecem, de forma clara, as regras de ingresso, de progressão e promoção e os níveis de remuneração da Guarda Civil, garantindo mais segurança e organização a esses detentores de cargo público, assim como já acontece com os demais servidores efetivos da administração municipal.

Tramitação

O PLC 001/2022, de autoria do Poder Executivo, foi entregue à Câmara na primeira reunião ordinária deste ano, realizada em 02 de fevereiro, pessoalmente pela prefeita Marília Campos e pelo vice, Ricardo Faria. A partir daí, a Câmara se empenhou na tramitação célere do projeto, considerando a relevância do documento para os 399 Guardas Civis que serão beneficiados com a nova lei complementar.

Passando pelas comissões de Legislação e Justiça, Administração e Serviços Públicos e também pela Procuradoria Geral da Câmara, o PLC teve ainda sua votação acelerada entre o primeiro e o segundo turno, considerando que o tempo médio de intervalo entre os dois turnos de votação é de uma semana e, neste caso, foi de dois dias. 

Ainda para garantir a rápida aprovação, o vereador Carlin Moura (PDT) concordou em retirar duas emendas que ele havia proposto ao PLC e que, pelo prazo de tramitação delas nas comissões da Câmara, estenderiam por mais algumas semanas a aprovação do texto do Plano. O pedido partiu dos próprios membros da Guarda Civil. 

Uma das emendas propunha que o guarda civil pudesse escolher, dentro do mês do seu aniversário, o dia de folga que lhe fosse mais útil (o Estatuto da Guarda garante a folga no exato dia do aniversário). 

Outra dizia respeito à obrigatoriedade do aviso com antecedência nos casos de mudança de posto de trabalho do guarda, assegurando sua preparação e organização pessoal para a mudança. “Mas o pedido da Guarda, para mim, é uma ordem. Imediatamente retirei as emendas, para garantir a aprovação do Plano ainda em fevereiro”, explicou. 

Presença dos Guardas

Assim como no dia da entrega do projeto na Casa e na sua votação em primeiro turno, na última terça-feira (22/02), o plenário da Câmara ficou tomado de Guardas Civis, que comemoraram, nas galerias, a aprovação definitiva do texto por unanimidade entre os vereadores presentes. 

Na Tribuna Livre, o comandante da corporação, Wedisson Silva, disse que se sente privilegiado em comandar a corporação num “momento histórico” e parabenizou toda a condução do processo, tanto por parte da Guarda, quanto por parte da Comissão Permanente de Negociação Coletiva–Copenc.

A Guarda Civil Suzane Apipe, integrante da comissão de discussão do Plano de Cargos da Guarda Civil, que também teve a oportunidade de discursar, destacou o processo árduo e transparente da elaboração do texto, e o classificou como essencial não só para estabelecer a forma de ingresso na Guarda Civil, mas também para proporcionar a permanência desses profissionais, diante da valorização prevista em lei.

A líder de governo na Câmara, vereadora Moara Saboia (PT), parabenizou a Guarda Civil pela luta e empenho depositados para a construção conjunta do Plano. Além disso, enfatizou a importância da realização de um concurso público, com o objetivo de aumentar o número de efetivos na corporação. “Sabemos que vocês cuidam das nossas escolas, mulheres, jovens, do nosso patrimônio, tudo isso com um contingente reduzido”, justificou.

A secretária municipal de Defesa Social, secretaria à qual a Guarda Civil é ligada, também registrou seu agradecimento à Câmara, tanto pela celeridade, quanto pela aprovação do texto por unanimidade. “É um reconhecimento dado à Guarda Civil de Contagem”, disse, elogiando também o contínuo empenho e contato dos vereadores com a secretaria e com a corporação, na busca de propostas e soluções para a cidade. 

Por fim, encerrando a reunião extraordinária e as discussões sobre o tema, o presidente da Casa, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), falou da importância da aprovação do documento, lembrando da primeira vitória, quando da legalização do Estatuto da Guarda, em 2016, e da interrupção da tramitação de um Plano de Cargos e Vencimentos que se ensaiou na Casa, anos atrás, e que não representava um consenso dentro da corporação.

 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem