ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem aprovam Política de Educação para o Trânsito

25 de fevereiro, por Leandro Perché

Em 2019, no Brasil, uma pessoa morreu a cada 15 minutos vítima de acidentes de trânsito e, a cada dois minutos, alguém sofreu sequelas devido a essas ocorrências, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) no mesmo ano, colocou o país em quarto lugar no mundo em mortes por essa causa.

Com o objetivo de reduzir esses números a partir de ações e atividades educativas e de conscientização, a Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta semana, o Substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 105/2021, que institui a Política Municipal de Fomento à Educação para o Trânsito e Pilotagem com Segurança e cria a Semana Municipal de Trânsito “Camilla Mohana”.

Proposto pelo vereador Carlin Moura (PDT), o projeto foi inspirado na luta da professora Marlene Rosa, que, desde que perdeu a filha, Camilla Mohana, em 2019, vítima de uma colisão de um carro cujo motorista estava alcoolizado e em alta velocidade, trabalha pela inclusão da educação para o trânsito nas escolas. Ela participou da Tribuna Livre da Câmara em agosto do ano passado, quando Carlin apresentou a primeira versão do PL, e falou sobre a proposta.

“Como educadora, acredito na educação. Não posso voltar e mudar a história, mas, pensando no futuro, hoje venho pedir o apoio de vocês, porque através da educação e da formação da consciência cidadã poderemos fazer um trânsito mais seguro”, disse Marlene, na ocasião.

Durante a apreciação em segundo turno e redação final, nesta quinta-feira (24/02), o autor pontuou a importância da abordagem desde a infância, para formar motoristas, motociclistas e pedestres mais conscientes.

“O trânsito é um dos elementos mais violentos na nossa sociedade e responsável por um dos maiores indicadores de mortes e traumatismos. Na mão de motoristas irresponsáveis, o trânsito tem sobrecarregado nosso sistema de saúde. Não basta apenas o curso de formação, pois vemos motoristas precipitados, despreparados e sem respeito pelo outro. Por isso, o objetivo do nosso projeto é levar para as escolas uma campanha permanente de educação para o trânsito com base no respeito ao pedestre e às leis de trânsito”, explicou Carlin Moura.

Aprovada em dois turnos, a proposição segue para a Prefeitura e, caso não seja vetada, passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem, estabelecendo os princípios, regras e foco da Política, incluindo sua inclusão nas escolas da rede pública e privada. Além disso, inclui a campanha da Semana Municipal do Trânsito “Camilla Mohana”, que seria realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, no Calendário Oficial do município.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem