ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores de Contagem aprovam Política de Educação para o Trânsito

25 de fevereiro de 2022, por Leandro Perché

Em 2019, no Brasil, uma pessoa morreu a cada 15 minutos vítima de acidentes de trânsito e, a cada dois minutos, alguém sofreu sequelas devido a essas ocorrências, segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) no mesmo ano, colocou o país em quarto lugar no mundo em mortes por essa causa.

Com o objetivo de reduzir esses números a partir de ações e atividades educativas e de conscientização, a Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta semana, o Substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 105/2021, que institui a Política Municipal de Fomento à Educação para o Trânsito e Pilotagem com Segurança e cria a Semana Municipal de Trânsito “Camilla Mohana”.

Proposto pelo vereador Carlin Moura (PDT), o projeto foi inspirado na luta da professora Marlene Rosa, que, desde que perdeu a filha, Camilla Mohana, em 2019, vítima de uma colisão de um carro cujo motorista estava alcoolizado e em alta velocidade, trabalha pela inclusão da educação para o trânsito nas escolas. Ela participou da Tribuna Livre da Câmara em agosto do ano passado, quando Carlin apresentou a primeira versão do PL, e falou sobre a proposta.

“Como educadora, acredito na educação. Não posso voltar e mudar a história, mas, pensando no futuro, hoje venho pedir o apoio de vocês, porque através da educação e da formação da consciência cidadã poderemos fazer um trânsito mais seguro”, disse Marlene, na ocasião.

Durante a apreciação em segundo turno e redação final, nesta quinta-feira (24/02), o autor pontuou a importância da abordagem desde a infância, para formar motoristas, motociclistas e pedestres mais conscientes.

“O trânsito é um dos elementos mais violentos na nossa sociedade e responsável por um dos maiores indicadores de mortes e traumatismos. Na mão de motoristas irresponsáveis, o trânsito tem sobrecarregado nosso sistema de saúde. Não basta apenas o curso de formação, pois vemos motoristas precipitados, despreparados e sem respeito pelo outro. Por isso, o objetivo do nosso projeto é levar para as escolas uma campanha permanente de educação para o trânsito com base no respeito ao pedestre e às leis de trânsito”, explicou Carlin Moura.

Aprovada em dois turnos, a proposição segue para a Prefeitura e, caso não seja vetada, passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem, estabelecendo os princípios, regras e foco da Política, incluindo sua inclusão nas escolas da rede pública e privada. Além disso, inclui a campanha da Semana Municipal do Trânsito “Camilla Mohana”, que seria realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, no Calendário Oficial do município.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem